spot_img

Últimas Notícias

Hospitais de Porto Alegre autorizam visitas de animais de estimação a pacientes internados

- Advertisement -

No Hospital São Lucas da PUCRS, projeto permite a entrada de cachorros para visitação. Já no Hospital Criança Conceição, cãozinhos passam tempo com crianças internadas.

Enfrentar uma internação hospitalar fica muito mais fácil com a companhia de animais de estimação. É no que apostam hospitais de Porto Alegre, em que a prática de permitir a visita de pets aos pacientes vem ganhando espaço. O São Lucas da PUCRS, por exemplo, anunciou recentemente que passou a autorizar a visita de cachorros de estimação aos pacientes.

Internados há mais de sete dias podem pedir para receber seus animais, no projeto batizado de Pata Amiga. Segundo a equipe do hospital, a iniciativa proporciona um contato que serve como terapia.

- Advertisement -

Para participar, é preciso ter autorização do médico que atende o paciente. O processo, esclarece o hospital, é acompanhado por colaboradores e de acordo com o combinado com a família. O animal precisa estar vacinado, com atestado veterinário e estar de banho tomado.

Marieta Pasqualotti, que passou por uma internação no hospital, recebeu a visita de Phoebe, sua cachorra. “Toda vez que a minha mãe tem que ficar internada, a nossa cadelinha fica muito triste”, conta a filha da paciente, Marilene.

“Quando ficamos sabendo que poderíamos trazer a Phoebe, a nossa família ficou muito feliz e, no dia da visita, foi muito emocionante para todos. A mãe se emocionou ao ver ela”, comenta a filha.

Uma das coordenadoras da iniciativa, a enfermeira Roberta Marco comenta que existem estudos sobre os benefícios psicológicos e fisiológicos das visitas dos animais de estimação para pessoas hospitalizadas.

“No São Lucas, as experiências vêm sendo muito positivas. Temos inúmeros relatos das equipes médicas sobre casos em que a ação trouxe uma grande e positiva evolução assistencial nesses pacientes”, diz.

Ações parecidas já aconteceram no Hospital Centenário, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Há pouco mais de dois anos, a equipe médica se mobilizou para levar o cavalo de um paciente, que ganhou alta logo após a visita, em Porto Alegre.

Segundo o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, além do São Lucas, o Hospital Conceição e o Independência possuem protocolos que permitem a visita de animais.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat