spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Americana ganhará unidade para tratamento de câncer

- Advertisement -

O centro de tratamento será regional e terá 5300 procedimentos de quimioterapia e 650 cirurgias por ano

A prefeitura de Americana anunciou na manhã desta sexta-feira (24) que a cidade terá uma unidade para tratamento de oncologia. Ela será regional e também atenderá Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa. A produção anual de quimioterapia será de 5.300 procedimentos por ano e a unidade também terá a capacidade de uma produção de 650 cirurgias na ala de oncologia.

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será construída no segundo andar do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, é uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado de São Paulo. A prefeitura investirá R$ 1 millhão para adequação do espaço, que deve ser realizado em até três meses e, em contrapartida, o governo estadual destinará R$ 500 mil reais por mês para o gerenciamento da unidade.

- Advertisement -

O prefeito Chico Sardeli (PV) comentou a importância de uma unidade como essa na cidade. “Espero que nunca ninguém precise, mas aqueles que precisarem passam a ter essa comodidade mais próxima, do lado da casa, sem precisar enfrentar uma viagem de 5h para ir, 5h para voltar. Por isso, essa conquista é muito importante para a cidade”, afirmou o prefeito.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB), que também participou do anúncio e ajudou a efetivação da parceria entre Americana e o governo do estado ressaltou que durante a sua vida pública esse foi um assunto que sempre o sensibilizou. “Ao longo desses quase 50 anos de vida pública isso sempre me tocou profundamente, as famílias sempre me procuraram para tratar dessa questão oncológica. Por isso, discutimos no governo do João Dória (PSDB) a possibilidade de, no pós-pandemia, cuidar desses assuntos de saúde, que são um dos mais importantes. Portanto, esse é um anúncio que eu tenho muita alegria em dar, por poder estar presente e por ter ajudado a viabilizar essa conquista para Americana”.

O vice-prefeito de Americana Odir Demarchi (PL) comentou sobre as dificuldades que as famílias da região enfrentam atualmente para se locomover para Campinas, São Paulo e Barretos e destacou que agora com essa unidade de tratamento oncológico em Americana esse sofrimento será amenizado. “Hoje a gente terá um hospital que dará cobertura para Americana e toda região, é um orgulho pra mim poder anunciar essa conquista. Até me emociono por estar aqui participando desse anúncio tendo apenas oito meses de governo”.

O secretário de Saúde Danilo Carvalho informou que atualmente há em Americana 200 pessoas na fila esperando atendimento. “Graças a essa atuação conjunta entre Chico Sardeli, deputado Vanderlei Macris e o governo do estado nós vamos poder implantar uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia aqui Americana onde nós vamos pensar na linha do cuidado do paciente oncológico, desde o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e infelizmente mesmo aqueles que forem a óbitos, mas que a gente tenha condição de ter um cuidado paliativo para respeitar a dignidade da pessoa humana, seja na vida ou seja na hora da morte”.

O presidente da Câmara Municipal Thiago Martins (PV) também esteve presente no anúncio e destacou a importância da cidade ter um representante no governo federal. “Todas as vezes que a gente vê esse tipo de anúncio prova o que eu sempre digo sobre a importância de termos representantes no âmbito federal e no âmbito estadual na nossa região”

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat