spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Americana tem 268 pessoas picadas por escorpião desde o começo do ano

- Advertisement -

Saiba o que fazer quando se deparar com um desses animais e como se prevenir

A cidade de Americana registrou, até o atual momento de 2021, 268 pessoas picadas por escorpiões. No ano de 2020, foram 370 casos ao todo envolvendo o aracnídeo. Atualmente, no mês de novembro, vive-se a época em que os acidentes com o animal ocorrem com maior frequência devido ao período de reprodução da espécie, que vai até meados de fevereiro.

O número de incidentes, entretanto, tem diminuído ao longo dos anos: em 2017 foram 409 acidentes registrados; em 2018 foram 484 e em 2019 foram 451. Embora seu veneno possa levar a óbito, a Secretaria Municipal de Saúde não teve registros de mortes por escorpião este ano. Em 2013 e 2017 a cidade havia registrado dois óbitos de crianças, decorrentes da picada do animal.

- Advertisement -

Escorpiões são animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores. Em Americana, regiões como a do Cemitério da Saudade e a do Parque Gramado apresentam presença concentrada da espécie.

Até junho, mais de 9 mil desses animais peçonhentos haviam sido capturados pelo Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões e encaminhados ao Instituto Butantan. Desde 2005, foram cerca de 150 mil aracnídeos apanhados.

Recomendações
– Todo morador de Americana que estiver enfrentando problemas com escorpiões deve entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Prefeitura, através do telefone 3475-9024, ou através do site www.americana.sp.gov.br  e escolher a opção “atendimento sac” para fazer sua reclamação ou solicitação e a equipe irá receber a visita de orientação dos técnicos do PVCE.

– Ao ser picada por escorpião, a pessoa deve se dirigir imediatamente ao Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, que é a unidade de referência para atendimento médico em casos de acidentes por escorpião;

– Evite acumular entulhos, materiais de construção, pedras, matos, lixo, lenha, tijolos e telhas nos quintais, jardins e terrenos baldios e ao redor das residências;

– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;

– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura, por onde os escorpiões podem sair;

– Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10cm da parede;

– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não sirvam de esconderijos.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat