spot_img
spot_img

Últimas Notícias

App para denunciar violência contra mulheres é criado em Americana

- Advertisement -

Vegas com Elas conta com sistema de ajuda de “anjos”, mapeamento de delegacias próximas e suporte psicológico gratuitos

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública informaram que em 2020 o Brasil registrou 1.350 casos de feminicídio. Quase 90% desses casos foram motivados por pessoas próximas das vítimas, sendo cerca de 80% relacionados a companheiros ou ex-companheiros das mulheres.

Nesse cenário, dois funcionários da Vegas Card, empresa localizada em Americana e especializada em benefícios e controle de gestão corporativa, se uniram para tentar amenizar esse quadro. Da união, nasceu o aplicativo Vegas com elas, voltado para auxiliar mulheres em situações de perigo moral, físico ou sexual.

- Advertisement -

O aplicativo não está disponível nem no Google nem na Apple, mas não se engane: ele é facílimo de usar. Pode-se baixá-lo diretamente através do site install.fyi/vegascom-elas. Uma vez logado, ele fica conectado eternamente, tendo acesso à localização da usuária e estando à disposição caso ela precise utilizá-lo. O principal diferencial dele está em sua funcionalidade: a mulher que o utilizar tem de cadastrar duas pessoas de confiança chamadas de “anjo” que poderão ajudá-la em situações de perigo.

Pela própria agenda do celular, é possível salvar esses contatos no aplicativo. A partir do instante em que esse anjo é eleito no app, ele recebe uma mensagem por SMS ou Whatsapp comunicado que foi eleito como anjo pela usuária e que essa pessoa confia nele. “Desenvolvemos dessa forma para que o anjo não seja pego de surpresa se ele receber uma mensagem pedindo ajuda”, conta Luciano Linardi, gestor de marketing do Vegas Card e um dos criadores do aplicativo.

“É simples. A pessoa acessa o link, baixa o app e cadastra o e-mail. É o único dado que pedimos. E aí ela seleciona as duas pessoas que serão seus anjos”, comenta Linardi. A ideia é facilitar totalmente o processo para as mulheres. Por isso, o aplicativo é totalmente gratuito e após ser baixado não ocupa espaço na memória do celular.

Uma das principais vantagens do Vegas com Elas é justamente essa praticidade que oferece às suas usuárias. Em uma de suas abas, o app é capaz de mapear todas as delegacias de mulher em um raio de cerca de 50km e através desse mapeamento é possível fazer uma ligação gratuita para a delegacia.

O aplicativo foi desenvolvido durante cerca de dois meses, em uma colaboração com o programador Alexandre Rodrigues. Nesse meio tempo, a psicóloga e psicanalista Raquel Cabral também começou a participar do projeto. Esse é, inclusive, um dos diferenciais do app: o aplicativo oferece às mulheres acompanhamento psicológico. A usuária pode relatar o seu problema no próprio aplicativo e esse relato será redirecionado para a psicóloga, que dará sequência ao atendimento.

Além disso, ele apresenta diversas abas que orientam a mulher acerca de sua situação. “Nós temos uma outra aba que menciona os ciclos de violência, como a violência física, moral, psicológica, patrimonial. A partir disso é possível a mulher ter um norte da sua situação”, comenta Linardi.

Não há qualquer custo para a utilização do Vegas com Elas. “Nem o suporte psicológico, nem o SMS que é enviado para o anjo são pagos. Todos os custos para o desenvolvimento do app e para a manutenção dele são custeados pela Vegas.”, comenta o criador.

Luciano informa que o app será divulgado em todas as delegacias de mulheres do Estado de São Paulo através de cartazes e QR Codes impressos. “Lançamos o aplicativo no domingo e já estamos tendo procura, já houve dezenas de downloads”, afirma.

“Eu sempre falei para o Alexandre que a ideia não é ser justiceiro. A Vegas não quer tomar partida, não é isso. Com o app, o nosso objetivo é ajudar as pessoas a viverem melhor”, comenta Linardi. “É um app pacificador, ele quer ajudar essas mulheres a se ajudarem!”

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat