spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Parceria da Merenda Escolar de Nova Odessa com a Nutrição da FAM ‘rende’ projeto nas redes sociais

- Advertisement -

O projeto consiste em uma série de postagens sobre as atividades realizadas pelas estagiárias de Nutrição junto ao setor de merenda escolar

A Prefeitura de Nova Odessa, em parceria com o curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana), está realizando um projeto nas redes sociais durante o mês de novembro. Ele consiste em uma série de postagens sobre as atividades realizadas pelas estagiárias de Nutrição junto ao setor de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação, como novas receitas desenvolvidas, as hortinhas de alimentos, estudos sobre a pirâmide alimentar, oficinas culinárias e muitas outras.

O projeto atende às 26 creches e escolas da rede municipal, do Ensino Infantil até o Fundamental 1, abrangendo cerca de 5.600 alunos. A merenda escolar da prefeitura fornece em torno de 11.500 mil refeições, lanches e desjejuns a cada dia aos alunos da Rede Municipal.

- Advertisement -

O projeto conta com a supervisão da coordenadora e da orientadora do curso de Nutrição da FAM, Glennys Mabel Caballero Córdoba e Joseane Almeida Nobre, além da nutricionista responsável técnica do Setor de Alimentação Escolar do Município de Nova Odessa, Juliana Pissaia Savitsky.

O projeto envolve não só os estudantes, como também os pais, professores e as merendeiras das creches e escolas municipais. “Assim, ele promove a melhoria constante da merenda escolar e da alimentação das nossas crianças, além de expandir os conhecimentos da área de Nutrição para todos envolvidos”, explicou Juliana.

“Em Nova Odessa, realizamos um trabalho muito sério, para garantir que dois elementos estejam atrelados: uma boa alimentação nutricional com qualidade, e também o acompanhamento nutricional de todas as crianças. Por isso, pensamos e medimos os estudantes, para que consigamos garantir seus valores nutricionais e analisar se alguns deles precisam de uma intervenção para melhorar a sua saúde”, acrescentou Juliana.

“Amo o que eu faço de paixão, de coração mesmo, e o prazer de cozinhar para as crianças é enorme, não tem dinheiro que pague. Aqui, as crianças sempre recebem uma alimentação super, hiper, mega saudável e super nutritiva”, disse Odete Ferreira Gonçalves, que trabalha como merendeira há 34 anos no município.

Entre os conteúdos dos posts, estão as receitas que estão sendo desenvolvidas para a merenda do ano que vem ou que já são implementadas atualmente na alimentação dos alunos. Assim, qualquer interessado pode aprender essas receitas e realizá-las em casa. Além disso, são postadas fotos das comidas sendo servidas aos alunos e os projetos realizados pelas estagiárias, como a plantação de hortas e oficinas culinárias, que une educação, história e nutrição.

Segundo uma das estagiárias de Nutrição que participam do projeto, Rafaela Santos, “está sendo uma boa experiência, as crianças se mostram bem interessadas sobre as dinâmicas e acredito que estão aprendendo bastante sobre a alimentação saudável e seus benefícios para a saúde. O mesmo sobre os malefícios do consumo de alimentos ultra processados a longo prazo. Acredito que assim elas podem também conscientizar os pais a respeito”.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat