Últimas Notícias

Rafael de Barros: A economia americanense em 2021

- Advertisement -

2021 está acabando e é hora de analisar os números do ano e então dizer se foi um ano bom ou ruim.

Nesse ano em que conseguimos, enfim, controlar a pandemia, nossa maior preocupação inicial era a reação econômica, visto que a economia é o motor para todos os outros setores que envolvem as questões sociais.

E nesse aspecto Americana teve um ano espetacular, e mostrarei aqui alguns deles.

- Advertisement -

Vamos analisar três itens fundamentais: saldo de empresas (que gera oportunidades e vagas de empregos), valor bruto de tributação (que financia o poder público) e o saldo de empregos (que é a efetivação do preenchimento das vagas menos as demissões).

No quesito saldo de empresas, com números extraídos do cadastro de atividades da prefeitura de Americana, tivemos de Janeiro a Outubro 3.204 empresas abertas na cidade e 844 empresas fechadas, o que dá um saldo positivo de 2.360 empresas. Em relação a anos anteriores, esse número é 30% maior que 2020 e 61% maior que 2019.

Quando pensamos em atividade econômica dessas empresas, podemos olhar por exemplo números de tributação, e então, a partir de fonte da secretaria de fazenda do estado de SP, encontrar lá que o ICMS pago pelas empresas de Americana em 2021 foi de 585 milhões de reais, o que significa aumento de 120% em relação a 2020 e aumento de 52% em relação a 2019, ano anterior à pandemia.

Já quando olhamos para os números de empregos, podemos usar como fonte os dados do CAGED, e aí percebemos que Americana tem saldo positivo até o momento em 2021 de +6.320 admissões, sendo que em 2020 a cidade fechou o ano com saldo negativo de -1.096 vagas. Os números atuais mostram que estamos nesse momento com um estoque total de empregos em nossa cidade de +5.224 vagas ACIMA do total de 2019, período anterior à pandemia.

Além disso, no início do ano o PAT semanalmente anunciava cerca de 40 vagas de empregos na cidade a serem preenchidas. E nos últimos 3 meses os números tem superado a marca de 500 vagas, sendo que essa semana se bateu o recorde de vagas disponíveis, num total de 604 vagas.

É necessário lembrar também que Americana recebeu, em Abril deste ano de 2021, o prêmio do governo do estado de melhor programa de desenvolvimento socioeconômico do estado de SP com o Comitê de Retomada Econômica.

Enfim, o governo Chico Sardelli mostra na prática que a ideia de que o Desenvolvimento Econômico seria um dos pilares de seu governo se cumpriu, com excelentes números e ótimas perspectivas pela frente.

Que em 2022 esses números passam ser ainda melhores, e que nossa cidade continue mostrando toda sua força e capacidade econômica.

Quem ganha com isso é Americana e toda sua população. Ótimo final de 2021 a todos e todas, e que venha 2022!!

Foto: Fernando Giordano

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas