Últimas Notícias

Santa Bárbara d’Oeste completa 203 anos neste sábado

- Advertisement -

Santa Bárbara d’Oeste completa neste sábado (4) 203 anos. A cidade foi fundada em 1818 por Margarida da Graça Martins.

Na época, buscava-se interligar as freguesias de Santo Antônio de Piracicaba e a Vila de São Carlos de Campinas quando encontrou-se uma terra com abundância de águas e local propício para o plantio. Margarida comprou duas léguas desse terreno e criou ali um engenho de açúcar. No dia 4 de dezembro, com mais gente chegando ali para trabalhar, ergueu-se uma capela. Hoje, esta data é conhecida como a data de fundação do município.

Ao longo dos anos, Santa Bárbara cresceu e passou a ser cada vez mais povoada. Um rio cruzava a cidade: o Ribeirão dos Toledos. Logo, Santa Bárbara ganhou um novo status: Capela Curada de Santa Bárbara dos Toledos. Pertencia à Piracicaba. Santa Bárbara cresceu e se tornou freguesia. Passou a pertencer à Campinas. O antigo vilarejo cresceu mais um pouquinho. Tornou-se cidade, em 1869.

- Advertisement -

Naquela época, diversos imigrantes americanos passaram a chegar ao local. Pérola Byington era filha dessa leva. Nascida barbarense, levou a luta dos vulneráveis para a esfera nacional. Uma cidade desbravada por uma mulher e erguida por mulheres. Depois veio a indústria do açúcar, a criação da Usina Santa Bárbara, a chegada da indústria automobilística: o Romi-Isetta, primeiro veículo fabricado inteiramente no Brasil. O pólo industrial se expande.

Hoje, a cidade conta com quase 200 mil habitantes em uma área de mais de 270 mil km². Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, o município tem atraído cada vez mais moradores e investidores.

O JA deseja um feliz aniversário à cidade, com votos de prosperidade e desenvolvimento.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat