spot_img

Últimas Notícias

Trem Intercidades sairá do papel ano que vem, diz secretário estadual

- Advertisement -

Segundo secretário Baldy, Americana ficará para a segunda etapa da implantação do trem de passageiros

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, garantiu que o Trem Intercidades sairá do papel no próximo ano. O trem de passageiros entre São Paulo e Campinas será implantado na primeira fase e até Americana, na segunda etapa. Os prazos não foram informados durante audiência pública realizada na Prefeitura de Campinas, nesta segunda-feira (16), com presença do prefeito Dário Saadi e demais autoridades. O investimento é de R$ 8 bilhões.

O projeto do Trem InterCidades acontece por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) e prevê 100 quilômetros de extensão. Além disso, o trecho deverá compreender estações em Vinhedo, Valinhos, Louveira, Jundiaí e Barra Funda. O transporte de passageiros ficará sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo e a expectativa é de atender até 60 mil passageiros por dia.

- Advertisement -

A minuta de contrato, em desenvolvimento, prevê que a futura Concessionária estará obrigada a realizar as atividades de operação e manutenção da expansão dos Serviços do TIC Eixo Norte, mediante celebração de termo aditivo, que terá o mecanismo de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro definido em contrato para viabilizar extensão até Americana.

 “O governador João Doria (PSDB) e o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) licitaram essa implantação do transporte de passageiros em 2022. Com a primeira fase saindo de São Paulo até Campinas, e na segunda fase, chegando em Americana”, informou o secretário estadual.

Faz pelo menos 20 anos que a região espera a implantação do trem de passageiros. Inicialmente, a proposta era o governo Federal encampar o projeto, mas, agora, o governo estadual anunciou a intenção de assumir as obras.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), ferrenho defensor do projeto, garantiu que o trem de passageiros chegará até Americana. “Verifiquei junto à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos que a modelagem da concessão está em andamento. O desenrolar desta etapa é fundamental, será a concretização do projeto, para que nossa região num segundo momento seja contemplada, com o trem vindo até Americana como já foi confirmado”, destacou Macris.

Também presente à audiência, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) também defendeu a implantação do trem de passageiros.  “Acredito que a retomada desta modalidade de translado e sua ampliação para maior capacidade de pessoas é uma importante ferramenta para solucionar os gargalos na mobilidade na Região Metropolitana de Campinas, assim como já acontece em outros países que apostam nos trilhos para melhorar o trânsito rodoviário e urbano e ainda diminuir a poluição”, destacou Dalben.

Alexandre Baldy elogiou o trabalho do parlamentar e sua luta para transformar esse sonho em realidade. “A dedicação do Macris, em Brasília, foi fundamental na renovação da malha paulista. A implantação do trem de passageiros deve-se ao seu trabalho, dedicação e essa região será muito devedora da sua atuação, que não é de hoje”, disse Baldy, via assessoria.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat