spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Zoonoses captura morcego morto com vírus da raiva na região

- Advertisement -

Morcego com raiva foi encontrado em Nova Odessa; a recomendação é para não tocá-los e contatar a Zoonoses

Acionada pelos moradores, no último mês de setembro, a equipe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Nova Odessa capturou um morcego dentro de uma residência no Parque Fabrício. O animal já estava morto. Mesmo assim, seguindo o protocolo, o espécime foi encaminhado para o Instituto Pasteur, para exames laboratoriais. Os resultados saíram no final de outubro, e confirmaram resultado positivo para o vírus da raiva.

Por isso, o Setor de Zoonoses de Nova Odessa alertou a população da região para os riscos da doença e como prevenir ou tratar os eventuais casos suspeitos em animais domésticos ou silvícolas.

- Advertisement -

Além disso, chama a atenção para a importância de se adotar medidas de precaução em caso de encontrar um morcego vivo ou morto em situações consideradas anormais – caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia.

“Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até a chegada da equipe municipal”, disse a médica veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses de Nova Odessa.

O vírus da raiva pode ser mortal. Ele é transmitido através da mordida de um animal contaminado. Entre os sintomas, incluem-se febre, dor de cabeça, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. Depois do início dos sintomas, a doença tende a ser fatal.

Em Americana, em dezembro do ano passado, um morcego testou positivo para a raiva no Parque das Nações. Os moradores devem contatar o Centro de Controle de Zoonoses através do número (19) 3467-1187.

Vacina antirrábica
Neste ano, as prefeituras da região não estão aplicando gratuitamente as vacinas antirrábicas nos animais domésticos porque Ministério da Saúde não enviou as doses necessárias para a campanha, o que se repete pelo terceiro ano seguido. Por isso, é recomendado que os proprietários de animais levem seus pets a uma clínica veterinária.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat