spot_img

Últimas Notícias

40% dos aguapés da represa já foram retirados nos últimos 8 dias

- Advertisement -

O Jornal Americanense participou na tarde de ontem, de uma expedição junto a imprensa de Americana sob a Represa Salto Grande. A viagem durou 2 horas e foi realizada pelo Barco Escola da Praia dos Namorados.

O responsável pela Associação Barco Escola, João Carlos Pinto, apresentou todos os detalhes de brigas judiciais no entorno da Represa.

Ele exibiu área por área onde seus voluntários plantaram 127 mil árvores, em repressão a Usina Ester, que queima e desmata frequentemente áreas ao lado da Represa.

- Advertisement -

Foi possível observar diversas irregularidades, como o cultivo de cana as margens da água, construções de loteamentos imobiliários e etc.

Uma das histórias tristes do passeio, se deu quando Joãozinho contou que um de seus voluntários, que ajudou a plantar e cultivar uma grande área com diversos tipos de árvores nativas, se matou em Dezembro passado. Ele estava impedido de ir sozinho realizar os cuidados, por ordens judiciais. Triste, o zelador ambiental morador do São Luiz amarrou uma corda no pescoço. Contou o responsável pelo passeio.

Mas um detalhe bom e importante da viagem ficou por conta da baixa sujeira encontrada.
Por 15km2 percorridos, não foi possível observar aguapés ou poluentes.

Primeiro porque os ventos do recém chegado Outono levaram-os para uma área isolada bem próxima a barragem e também devido as limpezas das macrófitas realizadas durante a última semana.

Questionado se 70% dos aguapés já teriam sido retirados, Joãozinho foi pontual “não! Mais uns 40% sim”

Os interessados em passear no local, finalmente já pode contar com a tranquilidade que a nossa represa sempre teve.

Apesar disso, devido a profundidade extremamente rasa já na área de Nova Odessa, onde deságua o Rio Atibaia, não é recomendado o passeio por ali.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat