spot_img

Últimas Notícias

Adolescente de 14 anos contrai Covid e único sintoma é convulsão

- Advertisement -

Mãe alerta os pais para ficarem atentos; médicos que atenderam jovem estão apurando o caso

A mãe de um adolescente de 14 anos residente em Americana fez um alerta de que crise de convulsão pode ser sintoma de Covid. Essa associação está sendo estudada pelos médicos que atenderam o adolescente, que ficou três dias internado em uma UTI (Unidade de Terapia intensiva) em um hospital particular.  Ele testou positivo para Covid e não teve os outros sintomas comumente relatados. O médico Otto Kinsui, que também é vereador, foi consultado pelo JA e confirmou essa possibilidade. Ele não atendeu o paciente, mas fez orientações aos pais em geral.

A mãe desse adolescente, a gerente comercial Andrea Saquele, 50, que está isolada com Covid, relatou que o filho P. estava dormindo na última terça-feira (1), quando teve uma convulsão. “Foi um pânico. Foi uma correria bem grande”, disse a mãe.   Ele ficou internado na UTi terça e quarta, na quinta à noite passou para o leito de enfermaria e teve alta na manhã desta sexta-feira (4).

- Advertisement -

Ele passa bem, está tomando remédio contra convulsão e seguirá o tratamento com neurologista para apurar a causa da convulsão e confirmar a associação com a infecção pelo novo coronavírus. Também foi feita uma tomografia da cabeça do jovem. A família aguarda o teste de RT-PCR para confirmar a infecção. O teste rápido deu positivo.

A mãe ficou surpresa com a informação do médico sobre associação da convulsão com a Covid. E foi pesquisar o assunto. É considerado raro, mas pode ter relação, afirmou a mãe. No caso dela, que também está com a doença, sente fraqueza extrema – não tem força  nas pernas-, teve febre e perda do paladar. Sua pressão chegou a 8×6 e teve de passar por atendimento médico.  Andrea compartilhou o caso do filho para os pais ficarem alertas e procurarem ajuda imediata.

O médico Otto Kinsui, que atua na linha de frente da Covid-19, pela rede municipal e por outro hospital particular, disse que pode haver relação entre a convulsão e a Covid, o que exige acompanhamento.  Os sinais de alerta para voltar ao hospital podem ser quadros febril e de confusão mental.

“Apesar de pegar o pulmão, sistema nervoso, rim e coração, também há relatos de tromboembolia, como trombose, embolia e derrame”, explicou o médico sobre a Covid.  No caso do adolescente que teve convulsão, disse que tem que ser monitorado. Os pais devem ficar atentos a febre, vômito, dor de cabeça e novos episódios de convulsão, que também podem ser indicativos de meningite viral, explicou o médico.

O nome do hospital em que o adolescente ficou internado foi preservado até que a reportagem consiga falar com a equipe médica que atendeu o paciente.  

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat