spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Campinas anuncia toque de recolher com multa a partir das 20:00

- Advertisement -

Campinas (SP) vai adotar o toque de recolher a partir das 20h, com endurecimento das multas e sanções por descumprimento da determinação a partir de quinta-feira (18). A decisão torna as medidas restritivas no município ainda mais severas que a fase emergencial determinada pelo governo de São Paulo.

O que muda:

  • Serviços de alimentação (padarias, supermercados, lojas de conveniência): devem encerrar as atividades às 20h;
  • Serviços de drive-thru (para qualquer atividade): encerrar às 20h;
  • Multa de 800 UFICs (R$ 3,5 mil) para responsáveis por festas clandestinas ou reuniões familiares com mais de 10 pessoas;
  • Condução do responsável pela organização da festa clandestina ou reunião até a delegacia de Polícia Civil, para registro de termo circunstanciado de ocorrência com base no artigo 268 do Código Penal (descumprimento de medida sanitária);
  • Lacração imediata e multa de 800 UFICs (R$ 3,5 mil) para estabelecimentos flagrados funcionando em desacordo com as regras do município.
  • Abordagem de pessoas circulando após às 20h, educativa, com orientação para retorno ao domicílio;
  • Bloqueios em pontos estratégicos por ação integrada da Guarda Municipal e polícias Militar e Civil;
  • Uso do sistema de câmeras e leitores de placas para identificar aglomerações de veículos;

Os detalhes da restrição foram anunciados pelo secretário de Justiça, Peter Panutto, que informou que o decreto será publicado nesta quinta (18).

“Estamos avançando um pouco, mas ainda não é um lockdown, que é quando há restrição total na circulação de pessoas, como vimos na Europa. Gostaríamos que não acontecesse, mas temos ainda como apertar o certo. Espero que não aconteça”, destacou Peter.

- Advertisement -

A metrópole contabiliza 2.041 mortes pela doença e, no boletim desta terça (16), conta com três leitos livres de UTI exclusivos para Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há mais de 100 pessoas na fila por vagas em UTI ou leitos de enfermaria para tratamento da doença.

O anúncio de novas medidas restritivas ocorre horas depois de o prefeito de Campinas propor que as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) adotem medidas ainda mais restritivas, como um lockdown, para conter o avanço de mortes, internações e casos de Covid-19.

Segundo a prefeitura de Campinas, a maioria dos prefeitos aceitou discutir a possibilidade, mas optou por avaliar por mais dois dias os efeitos da atual fase emergencial do Plano São Paulo, os dados epidemiológicos e os índices de isolamento.

Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira (19) com possibilidade de um encontro extraordinário antes disso, destaca a administração.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat