spot_img

Últimas Notícias

Catorze escolas estaduais de Americana terão ensino integral ano que vem

- Advertisement -

Em Santa Bárbara, nove escolas terão horário expandido, Nova Odessa, uma, Sumaré, três, e, Hortolândia, uma, totalizando 28 unidades com período integral em 2022

A partir do ano que vem, Americana terá 14 escolas estaduais funcionando em período integral. A novidade foi anunciada pelo governo do Estado nesta terça-feira (13). Nove escolas em Santa Bárbara d´Oeste passarão a ter ensino integral ano que vem, três, em Sumaré, e uma cada em Nova Odessa e Hortolândia.

Essas 28 escolas da região fazem parte do grupo de 137 unidades estaduais da região de Campinas que farão parte do PEI (Programa de Ensino Integral). O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo Governador João Doria (PSDB) e pelo secretário estadual da Educação Rossieli Soares.  

- Advertisement -

“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.  

No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.  

“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.

A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.  

O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855.  

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.  

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.  

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.

 Confira as escolas que funcionarão em período integral a partir de 2022 na região

AMERICANA

PROFESSORA ANNA MARIA LUCIA DE NARDO MORAES BARROS

PROFESSORA  ANTONIETA GHIZINI LENHARE

PROFESSORA DELMIRA DE OLIVEIRA LOPES

PROFESSOR GERMANO BENENCASE MAESTRO        

DR. JOAO DE CASTRO GONCALVES        

PROFESSOR JOAO SOLIDARIO PEDROSO      

PROFESSOR MONSENHOR MAGI

PROFESSOR MARCELINO TOMBI      

PROFESSORA MAURA ARRUDA GUIDOLIN     

PROFESSORA LENY APPARECIDA PAGOTTO BOER          

PROFESSORA MARIA LUCIA PADOVANI DE OLIVEIRA   

SAO VICENTE DE PAULO             

PROFESSORA SEBASTIANA PAIE RODELLA      

PROFESSOR WILSON CAMARGO      

SANTA BÁRBARA D´OESTE

ALCHESTE DE GODOY ANDIA

ANTONIO DE ARRUDA RIBEIRO

PROFESSOR ATTILIO DEXTRO    

PROFESSOR EDUARDO SILVA   

PROFESSOR INOCENCIO MAIA

PROFESSSORA JUVELINA DE OLIVEIRA RODRIGUES       

PROFESSORA LAURA EMMIE PYLES PROFA        

PROFESSOR LUIZ ALVES CEL      

PROFESSORA LUZIA BARUQUE KIRCHE

SUMARÉ

PROFESSORA ANA LUCIA PIERINI

PROFESSOR ANDRE RODRIGUES DE ALKIMIN            

PROFESSOR SAVINO CAMPIGLI      

  

HORTOLANDIA

PROFESSORA PAULINA ROSA

NOVA ODESSA

DR. JOAO THIENNE DR 

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat