spot_img

Últimas Notícias

Médicos do HM fazem cirurgia de emergência para implantar marca-passo em idosa

- Advertisement -

Mulher de 76 anos estava internada há 15 dias no Hospital Municipal de Americana no aguardo de vaga em hospital estadual para realizar a cirurgia

Médicos do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realizaram uma cirurgia para implante de marcapasso em uma idosa de 76 anos, na manhã desta quinta-feira (1º), para salvar a vida da paciente, que já estava internada há 15 dias na unidade e corria risco de morrer. A revelação foi feita pelo médico Daniel Martins Cardoso, que também é vereador pelo PDT. A Prefeitura informou que o procedimento foi de urgência.

A cirurgia foi bem sucedida. A paciente está consciente e passa bem. Normalmente, nesse tipo de cirurgia, a recuperação pode demorar de 15 a 30 dias. Desde a época do prefeito Waldemar Tebaldi, que governou a cidade de 1977 a 1983, de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, não era realizada cirurgia cardíaca no hospital, segundo Dr. Daniel.

- Advertisement -

“Hoje eu fiquei muito feliz porque nós tivemos uma paciente já internada há 15 dias no Hospital Municipal aguardando um implante de marca-passo”, disso o médico. O procedimento é feito em menos de 12 horas. Segundo o médico, a demora para realização da cirurgia representa risco ao paciente, que pode morrer de parada cardíaca enquanto aguarda a  vaga.

 As cirurgias eletivas não eram realizadas por falta de credenciamento no SUS (Sistema Único de Saúde), para destinação de recursos para arcar com as operações, explicou Dr. Daniel. Com isso, os pacientes são obrigados a aguardar a vaga no Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), do governo do estado, em hospitais da cidade.

Ele disse que o hospital municipal está preparado para voltar a realizar cirurgias para implantar marca-passo, tem corpo clínico, como cardiologista e centro cirúrgico equipado. Além disso, dr. Daniel disse que a realização de cirurgias em hospitais destinados pelo Cross representa gasto maior ao município. O custo do aparelho é R$ 8 mil. Só o transporte em uma UTI Móvel fica em R$ 6 mil, sem contar diária em hospital, medicamento, alimentação e outros cuidados.

O médico explicou que a demanda é de dois a três pacientes por mês que precisam implantar o marca-passo. O equipamento monitora o coração e identifica batimentos irregulares, lentos ou interrompidos, enviando um estímulo elétrico ao coração para regularizar os batimentos.

Ao apresentar um requerimento questionando a retomada da cirurgia, Dr. Daniel falou dos riscos do transporte de pacientes. “Acontece que todo esse traslado de ida e volta do paciente para outros hospitais indicados pela central de regulação resulta em desconforto e pode implicar diretamente à instabilidade de seu quadro de saúde”, afirmou o vereador, mês passado.

OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que o Hospital Municipal não é referência em cardiologia, sendo que o procedimento realizado foi de urgência, tendo em vista que a paciente aguardava uma vaga pela Cross, porém, decorrido o tempo, o HM não teve outra opção a não ser realizar o procedimento. Segundo o HM, o quadro da paciente é estável.

“Todos os pacientes que tenham indicação para implantação de marca-passo, estes são referenciados para hospitais especializados com suporte adequado no serviço de hemodinâmica, o que não é o caso do Hospital Municipal de Americana”, esclareceu a pasta.  

“Isto passa por uma discussão regional e não municipal, além da necessidade de obedecer a certos critérios, como o credenciamento e habilitação como centro de referência em alta complexidade cardiovascular, inclusive com a realização de cirurgia cardíaca, oferecer ambulatório geral de cardiologia para pacientes externos, além de outros procedimentos. Tudo isso está previsto em Portaria Ministerial e a assunção do município em realizar tais procedimentos deve ser pactuado regionalmente, pois passaria a ser um centro de referência não somente para Americana, mas toda a região”, esclareceu a Secretaria da Saúde, na nota.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat