spot_img

Últimas Notícias

Nova variante P.4 do coronavírus é detectada por estudo da Unesp em Sumaré

- Advertisement -
Ainda não se sabe se esta mutação é mais contagiosa ou perigosa do que a cepa original da Covid-19; Estado reconhece casos autóctones de contaminação por três variantes

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) receberam a confirmação da identificação de uma nova variante do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. O sequenciamento genético da nova variante, chamada de P.4, foi um trabalho conjunto de pesquisadores da Unesp dos campus de São José do Rio Preto, Araraquara e Botucatu. A mutação foi identificada primeiro em uma amostra de Itirapina e, nesta terça-feira (25), confirmada em Sumaré. Ainda não se sabe se ela é mais contagiosa ou perigosa do que a cepa original da Covid-19.

O achado científico da univerisade, que havia sido noticiado pelo Jornal da Unesp no último dia 10, foi validado internacionalmente pelo sistema de classificação e registro de novas linhagens. O mesmo estudo é feito pelos Institutos Adolfo Lutz e Butantan. A mesma mutação também foi detectada pelo estudo em Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, Rio Claro, Araras, Mococa e Cesário Lange.

São Paulo considera, atualmente, três variantes de atenção (com alto risco de transmissibilidade e maior gravidade de infecção) em circulação no Estado (casos autóctones): 3 casos da variante sul-africana (B.1.351), 15 da variante britânica (B.1.1.7) e 356 da variante de Manaus (P.1).

- Advertisement -

Nesta quarta-feira (26), o Instituto Adolfo Lutz confirmou a variante indiana em um morador de Campos do Goytacazes que desembarcou da Índia em São Paulo e testou positivo para esta cepa no aeroporto. Ainda não há confirmações de casos autóctones desta cepa no Estado.

Em nota, a Prefeitura de Sumaré informou não ter sido comunicada oficialmente da variante P.4 no município e que vai entrar em contato com o Instituto Adolfo Lutz sobre o caso.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat