spot_img

Últimas Notícias

Prefeituras emitem alerta sobre baixa umidade do ar

- Advertisement -
Nesta época de estiagem, aumentam os riscos de incêndios e problemas respiratórios

Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré são algumas das cidades que estão registrando baixa umidade relativa do ar nos últimos dias. Isso coloca a Defesa Civil em estado de observação, porque a URA baixa deixa a vegetação mais seca, o que aumenta o risco de incêndios nesta época de estiagem prolongada, que vai de primeiro de maio a 30 de setembro.

Esta época é marcada pelo aumento das queimadas, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. Sem falar que a umidade baixa compromete a saúde.

Americana registrou URA de 34,2% às 16h desta quarta-feira (19), informou a Defesa Civil. No mesmo horário, a umidade estava em 46,1% em Santa Bárbara. Em Sumaré, a umidade relativa do ar registrou a marca de 40% nos últimos dias e de 36%, nesta quarta-feira (19), mas chegou a cair para 25% no final da tarde de hoje, entrando em estado de alerta, quando a unidade fica entre 20% e 30%.

- Advertisement -

Todos os municípios estão intensificando as ações para evitar queimadas. Em Santa Bárbara, por exemplo, de maio a setembro de 2020, registrou 268 focos de queimadas durante a Operação Estiagem. “A partir de maio começa a época de estiagem e agosto geralmente é o mês mais crítico. Mas como não há previsão de eventos climáticos, como o El Niño, que possam intensificar o período de seca, esperamos que a Operação siga dentro da normalidade”, explicou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara, Rômulo Gobbi, em nota.

A baixa umidade também compromete a saúde. As pessoas podem ter dores de cabeça, rinites alérgicas, congestionamento e sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos e ressecamento da pele, informou a Prefeitura de Sumaré.

Cuidados pessoais:

  • Lave as mãos com frequência e evite levá-las à boca, nariz e olhos;
  • Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água mesmo sem sentir sede;
  • Na hora do lanche ou da sobremesa, prefira frutas ricas em líquidos. Melancia, melão e laranja são bons exemplos;
  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  • Evite a prática de exercícios físicos entre 10 e 16h;
  • Use produtos especNesta época de estiagem, aumentam os riscos de incêndiosíficos para a hidratação da pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
  • Óculos escuros e chapéus também ajudam a se proteger do sol

Fonte: Defesa Civil de Sumaré

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat