spot_img

Últimas Notícias

Projeto vai aproveitar retalhos de tecidos para montar Escola Fashion

- Advertisement -
Parceria deve ser firmada com a Prefeitura de Americana e empresas

Americana pode ganhar uma Escola Fashion a partir do aproveitamento dos retalhos de tecidos. Esta é a proposta do professor e pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Francisco Inácio Giocondo César, a partir da aprovação do projeto de decreto legislativo nº 1/2021, do vereador Silvio Dourado (PL), que propõe a criação do programa Inova Americana. O projeto foi aprovado semana passada na Câmara de Americana.

O programa autoriza a celebração de convênio entre a Câmara e entidades públicas ou privadas, para o desenvolvimento de projetos de cooperação intelectual.

A Prefeitura de Americana disse em nota que a informação sobre o aproveitamento dos retalhos procede, mas que os detalhes ainda estão em processo de definição. O Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana e Região) informou que tem ciência da proposta e se colocou à disposição da administração para ser parceiro nesse projeto.

- Advertisement -

O pesquisador e professor da Unicamp, Francisco Inácio Giocondo César, informou que a intenção é aproveitar os retalhos dos tecidos no Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana) para que sejam customizados e transformados em roupas. Ou seja, seria criada uma “escola fashion”. O Cuca já oferece cursos de formação na área.

“A intenção é fazer Americana um centro fashion a partir dos retalhos”, explicou o pesquisador, que já comanda projetos de inovação na universidade. Para isso, seria feita a formação da mão de obra.

A intenção, explicou o professor, é estimular a inovação na cidade, através da união dos esforços dos estudantes universitários formados nas instituições de ensino, poder público e empresas. “O objetivo é despertar a inovação, que não é só tecnologia, pode ser novos processos… Despertar a inovação no ambiente de Americana, através dos estudantes que nós temos aqui”, disse.

“O programa (Inova Americana) vai permitir que a Câmara atue como conexão entre os ‘gargalos’ que impõem dificuldades ao dia-a-dia de empresas e do Poder Público e as soluções que empregam conceitos e práticas de inovação e tecnologia, com origem em pesquisas e estudos tradicionalmente feitos por universidades e escolas técnicas”, informou, em nota, o vereador Silvio Dourado.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat