spot_img

Últimas Notícias

Secretaria de Saúde vacina 51 pessoas em situação de rua contra a Covid-19 em Americana

- Advertisement -

Além disso, já há estudos para realização de uma segunda rodada de vacinação dessa população, para proteger os demais moradores

Funcionários da Secretaria de Saúde de Americana vacinaram 51 moradores em situação de rua, que receberam a dose única da vacina da Janssen contra a Covid-19, em imunização realizada durante o projeto De Cara Limpa, na sede da Igreja Presbiteriana, no Centro de Americana, na tarde desta terça-feira (13). E a expectativa é seja realizado pelo menos mais um dia de imunização, para atender a esse público, segundo as autoridades presentes.

A possibilidade de realizar mais uma rodada de vacinação foi cogitada pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, e pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Ferreira de Brito Soares.  As duas avaliaram positivamente o primeiro dia de vacinação específica para essa população.

- Advertisement -

Antes de tomarem a vacina, os moradores tomaram banho, se alimentaram, ganharam roupas novas e cobertores, em um processo de acolhimento, que é feito com todos aqueles que buscam a igreja às terças.

“Eu estou muito feliz. Foi uma ação muito positiva, onde estamos tendo sucesso com a oportunidade de vacinação da população em situação de rua com dose única. Então é uma população de difícil tratamento, porque não conseguimos às vezes fazer eles retornarem para a segunda dose”, explicou a secretária Juliani. “Estou feliz com o resultado, está sendo positivo, tenho certeza que a gente vai conseguir cada vez mais melhorar a situação da população de rua de Americana. Estamos pensando em um plano futuro para fazer novamente uma ação como esta, de acordo com a idade. Quando chegar aos 25 anos podemos faz outra ação, se julgar necessário”, explicou a secretária.

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Ferreira de Brito Soares, disse que a vacinação foi muito positiva. “Foi muito bem aceita. Eles demonstraram muita felicidade em receber a vacina. A gente estava com medo com a falta de documentos, mas com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde a gente conseguiu localizar documento, localizar o CPF, que é importantíssimo e está dando muito certo”, avaliou a coordenadora.

Ao prestigiar a imunização, o prefeito Chico Sardelli (PV), destacou a importância da iniciativa. “A vacinação em Americana avança a passos largos e fico muito feliz em ver as pessoas em situação de rua serem contempladas com a dose única do imunizante contra a Covid. A vida saudável é um direito de todos e graças à organização e união das secretarias de Assistência Social e de Saúde, hoje concretizamos este marco na saúde pública”, disse Sardelli.

CARA LIMPA

Pastor Jabis e Lisa Mendes disseram que a vacinação era uma reivindicação dessa população (Foto: Claudete Campos/JA)

A imunização foi ao encontro da proposta dos voluntários do projeto De Cara Limpa da igreja e também dessa população, comentou a coordenadora do projeto, Lisa Mendes. “Acredito que caminhou muito bem. Atendeu bem a expectativa, muitos foram vacinados, alguns tiveram medo, mas aceitaram tomar”, comentou Lisa. “Era meu sonho e de todo mundo que está aqui. Eles tinham muito medo de contrair a Covid e tinham desejo de ser vacinados”, contou Lisa.

O pastor da Igreja Presbiteriana, Jabis Hipólito de Campos Júnior, também avaliou positivamente a iniciativa, porque disse que essa população é muito desconfiada. “Acredito que, agora como perceberam como está sendo feito, o cuidado que cada um tem, acredito que havendo possibilidade de ter um outro dia, acho que mais alguns que não tiveram aqui hoje certamente comparecerão,” comentou o pastor.

Um dos vacinados foi Paulo Marcelo da Silva, 44. Ele disse à reportagem do JA que estava com muito medo de contrair a doença. “Estou achando que é muito bom para quem precisa, para o brasileiro, para todo mundo, isso aqui é uma boa também. Estava com medo, mas não peguei não”, comentou Silva.

Para a realização da ação, organização dos documentos dos moradores e vacinação, a prefeitura contou com a colaboração das entidades e colaboradores Missão Jeito de Ser, Guarda Municipal de Americana, Associação Vinde a Luz, Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social) e Projeto “De Cara Limpa”, da Igreja Presbiteriana.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat