spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Veja como a Prefeitura irá utilizar os 914 milhões que receberá de impostos em 2020

- Advertisement -

Se comparado com os anos anteriores junto ao volume de arrecadação, a saúde e educação terão o menor reajuste orçamentário dos últimos anos.

Em 2018 o orçamento aprovado para a educação teve um reajuste 5 vezes menor que o de 2017, se analisado o valor do aumento e a multiplicação da arrecadação.
Se aprovado este, será mais um ano de reajuste baixo para a categoria.

Outra área que será afetada é a assistência social, com mais um reajuste que impossibilita novas parcerias com a sociedade civíl a fim de ações e políticas públicas de acolhimento de crianças vulneráveis, abrigo a órfãos e idosos, combate a violência doméstica, ressocialização de ex dependentes químicos, americanenses acamados, vítimas de bullying, autistas, pessoas com síndrome de Down, projeto de qualificação para desempregados, casa de cursos e oficinas, lares de acolhimento, vagas de jovem aprendiz, e tantas outras ações que poderiam ser criadas ou expandidas, mas não ocorrerão com o auxílio do poder público.

- Advertisement -

O secretário que representou o Prefeito e apresentou o documento, comparou a promoção social com obras e zeladoria. Alegando que um orçamento maior para a ação social inviabiliza a manutenção dos equipamentos da cidade.

Esclarecendo que a prefeitura no próximo orçamento pretende investir mais em coisas, que em pessoas. Isso porque a secretaria de obras obteve um reajuste de aproximadamente 20 milhões de reais se comparado com o ano passado, e passará dos 100 milhões em caixa, valor este que representa o dobro do que será aplicado na Guarda Municipal por exemplo, ou o dobro do que será investido em Esporte, Cultura e Ação Social, juntos.

Todos estes dados foram levantados e questionados pelo Vereador Welington Rezende, que também destacou um grande aumento no orçamento previsto para o DAE, que tem receita própria.

Mas fica claro na previsão orçamentária que o prefeito pretende dar prioridade para as obras do DAE, zeladoria e limpeza pública, entregando o cargo com a cidade melhor estruturada. Isso com a ajuda do orçamento da secretaria de obras, DAE e emendas parlamentares.

Ao todo, a arrecadação municipal deve atingir em 2020, R$ 914.421,700,00 de reais, fruto do dinheiro público.

Veja os números;

Secretaria de Administração: 29,4 milhões

Secretaria de Fazenda: 80,2 milhões

Secretaria de Planejamento: 8,8 milhões

Secretaria de Cultura e Turismo: 18,5 milhões

Secretaria de Educação: 177,8 milhões

Secretaria de Esportes: 13,6 milhões

Secretaria de Habitação: 3,9 milhões

Secretaria de Meio Ambiente: 8,6 milhões

Secretaria de Ação Social: 20,3 milhões

Secretaria de Saúde: 142 milhões

Secretaria de Obras 100,3 milhões

Repasse para a Câmara: 30,3 milhões

DAE: 140,7 milhões

FUSAME: 50,1 milhões

GAMA: 49,8 milhões

AMERIPREV: 26,7 milhões

Gabinete do Prefeito: 4,5 milhões

Controladoria Geral: 375 mil

Secretaria de Negócios Jurídicos: 6,1 milhões

Secretaria de Governo: 1,6 milhões

Na reunião de apresentação destes números, ontem (quarta-feira) na Câmara Municipal, apenas 4 Vereadores participaram e apenas 1 fez questionamentos.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat