spot_img

Últimas Notícias

Vereadores sugerem programa de reabilitação pós-Covid em Americana e Santa Bárbara

- Advertisement -
Juninho Dias e Tikinho TK apresentam propostas para que prefeituras ofereçam sessões de fisioterapia e com preparador físico

Os vereadores Juninho Dias (MDB), de Americana, e Elton Cezaretti, o Tikinho TK (PSD), de Santa Bárbara d´Oeste, estão sugerindo que as prefeituras implantem um programa de reabilitação física e de saúde para os pacientes que ficam com sequelas após terem alta hospitalar, após tratamento contra Covid-19. A Prefeitura de Americana informou que estudará a proposta do parlamentar, assim que receber o pedido.

Juninho disse que que este é um projeto simples, mas muito importante para as pessoas que tiveram Covid-19 e ficaram entubadas e na enfermeira e perderam a força muscular e o movimento, por causa das sequelas da doença.

“Este é um projeto que vem de encontro de muitas famílias que estão precisando de um profissional, seja um fisioterapeuta ou um professor de educação física para voltar esse paciente ao estado normal”, explicou Juninho.

- Advertisement -

Ele disse que poderiam ser empregados fisioterapeutas e profissionais de educação física lotados nas secretarias de Saúde, Educação e Esportes, sem gerar custos ao município. E também poderiam ser firmadas parcerias com faculdades com cursos de Fisioterapia e Educação Física da cidade.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Americana informou que não possui um serviço específico para essa finalidade. “O que existe é o encaminhamento médico para sessões de fisioterapia, o que vem sendo feito por meio das clínicas credenciadas. Uma vez recebida a proposta do vereador, a Secretaria de Saúde irá analisar e discutir a viabilidade de se implantar algum serviço diferenciado”, trouxe a nota.

Em Santa Bárbara, a sugestão é a mesma. “É comprovado que após a doença, muitas pessoas desenvolvem uma série de sequelas que impactam diretamente sua qualidade de vida, como fadiga, perda muscular, cansaço, mobilidade reduzida e dificuldade de equilíbrio, mesmo depois dos tratamentos com fisioterapia e pneumologistas. Por isso, é importante programas de longa duração que contemplem esse grupo e sirvam como uma ferramenta de saúde e esporte para melhora da qualidade de vidada população”, afirma TK.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat