Últimas Notícias

Rafael de Barros: O remédio chamado empreendedorismo

- Advertisement -

O ano de 2020 trouxe um acontecimento absolutamente inesperado para qualquer ser humano habitante em nosso planeta: a pandemia de coronavirus.

Com ela vieram o medo da doença, a angústia do desconhecido, e, em muitos casos, o sofrimento do desemprego.

Com a necessidade de isolamento social e o fechamento de comércios, serviços e outros negócios, a onda de demissões foi grande, apesar do esforço de praticamente todos os governos do mundo para se evitar uma tragédia socioeconômica ainda maior.

- Advertisement -

No Brasil, onde já vivíamos em uma crise econômica e em um ambiente de desemprego elevado, os números ficaram ainda piores.

Muitos perderam sua renda e sua fonte principal de sustento. Houve sim auxílio emergencial do governo, mas a necessidade de uma renda advinda do trabalho era essencial para a manutenção do bem estar de inúmeras famílias em longo prazo.

Como uma das principais características do ser humano é sua capacidade de adaptação em ambientes diversos, logo muitos entenderam que havia um caminho além de se procurar emprego, muito escasso naquele momento: o empreendedorismo.

O empreendedorismo pode ser definido como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. E, quando falamos disso, algumas pessoas só conseguem imaginar um grande empresário, ou alguém com muito dinheiro investindo em alguma empresa. Mas não é essa a realidade do assunto. Na maioria dos casos o empreendedorismo está relacionado a pessoas comuns, do dia a dia, como eu ou você, que têm um sonho e coragem suficiente para tentar alcançá-lo.

Empreender pode ser (e se tornou para muitos) o grande remédio para a falta de emprego, para a busca pela renda, dignidade e sustento de muitas famílias do Brasil. Incluem-se aí desde os já imaginados grandes projetos envolvendo grandes quantias de dinheiro, até pequenos negócios, como fazer bolos em casa para vender, bordar um pano de prato para aumentar seu valor de mercado, ou revender algum produto que se tenha comprado por um preço menor do que se é possível vendê-lo.

E as maravilhas do empreendedorismo não param aí em torno da palavra sobrevivência. O empreendedorismo, quando bem realizado, pode ser o caminho para uma vida de prosperidade, independência e felicidade.

Foi exatamente o que aconteceu: a quantidade de abertura de novas MEIs (empresas individuais, feitas para microempreendedores) disparou em 2021. Grande parte desse aumento foi devido a novos empreendedores, pessoas que decidiram iniciar um novo negócio e conquistar sua renda através dessa nova via.

E isso é algo extremamente positivo para qualquer cidade, estado ou país. São os empreendedores que geram novos negócios, geram riqueza e, mais cedo ou mais tarde, acabam gerando também novos empregos.

Claro que é verdade também que o empreendedorismo não é o ambiente mais seguro de todos, sabemos. Diferentemente das leis trabalhistas, que tentam proteger e dar certa estabilidade ao emprego formal, são poucas as leis que protegem o empreendedor. Daí a importância de se capacitar para tal empreitada. Hoje temos a felicidade de ter diversos parceiros do poder público que capacitam a população para empreender e ter sucesso em sua jornada. Talvez o principal deles seja o SEBRAE, que possui postos de atendimento em grande parte dos municípios do Brasil, e que em 2021 ofereceu inúmeras formações em caráter gratuito à população brasileira.

Enfim, pensar em empreendedorismo é pensar num mundo novo e desconhecido para a maioria das pessoas. Porém este também pode ser um mundo cheio de oportunidades, aprendizado, conquistas e prosperidade.

Porque pode ser que em algum momento não haja empregos suficientes para todos, mas sempre haverá alguém querendo comprar um produto ou serviço produzido por um empreendedor, em cada um dos cantos de nosso enorme planeta.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat