spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Unimed completa 45 anos: relembre a trajetória e conheça os planos da empresa

- Advertisement -

Em entrevista ao JA, Dr. Eduardo Miranda, presidente do Conselho de Administração da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, relembra os principais momentos da rede

Com um olhar no futuro e outro no passado, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana completa 45 anos de história nesta quarta-feira (10) em clima de comemoração. Um documentário recordando os principais momentos da empresa e outra série de ações promocionais estão sendo realizados.

“Vamos caminhar nesta jornada de crescimento e fazê-la cada vez melhor para todos no sistema de saúde”, afirma o Dr. Eduardo Miranda, presidente do Conselho de Administração da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

- Advertisement -

Em razão da ocasião, o JA entrevistou o Dr. Eduardo, que recorda os principais momentos da rede, os maiores desafios enfrentados, a atuação diante da pandemia, histórias marcantes e planos futuros. Ele também nos contou sobre as ações que serão realizadas pela empresa em comemoração de seus 45 anos.

Confira!

Quais foram os períodos mais marcantes para a Unimed durante esses 45 anos?
Em 1976, a fundação da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana em 10 de novembro na Rua Orlando Fornasari, nº 146, em Santa Bárbara d’Oeste, encabeçada pelo Dr. Jeber Juabre. Nosso primeiro presidente foi o Dr. Rubens Brito.

No final dos anos 70, a identificação pela cooperativa de serviços médicos da oportunidade de expandir seus serviços com a migração de sua sede para Americana, que à época já concentrava um número superior de médicos e beneficiários, em comparação com o município barbarense.

Em 1982, depois de um curto período em um escritório na esquina das ruas Washington Luís e Cândido Cruz, a iniciação pela Cooperativa da construção da atual sede administrativa, na Avenida Brasil, 555, ação que teve início durante o mandato do médico Gilberto Varella Branco e foi concluída na gestão do Dr. Fernando Humberto Polo.

Nos anos 90 e 2000, uma das ações mais importantes foi a expansão da sua rede de recursos próprios, com a aquisição do antigo Pró-Saúde, que se tornou o Hospital Unimed Americana, bem como com a criação do Hospital Unimed Santa Bárbara, Hospital Dia, Oncologia, Assistência Domiciliar, Medicina Ocupacional, Medicina Preventiva, Laboratório, entre outros.

O cuidado e o acolhimento aos beneficiários, um dos principais objetivos desde a fundação da cooperativa, foram trabalhados em diferentes ações ao longo dos anos, seja por meio do conforto em suas estruturas de saúde ou no atendimento no dia a dia em consultório

Em 2020, a cooperativa passou a contar com uma equipe própria de vendas, além de corretoras contratadas. Hoje a cooperativa possui mais de 300 médicos cooperados, 100 mil beneficiários, 2 hospitais próprios, 5 laboratórios, Espaço Unimed, Cíntegra/Viver Bem, Espaço Nascer e Saúde Ocupacional.

Primeira sede da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana/Arquivo

Acredito que a pandemia foi um dos grandes desafios enfrentados nos últimos tempos, né?! Como foi a atuação da Unimed?
O primeiro passo foi a criação do Comitê Interno de Crise de Covid-19, conduzido pela Diretoria de Provimento da Saúde e composto por colaboradores assistenciais e administrativos, para planejamento, coleta de informações e reorganização do fluxo de atendimento, de forma a separar os pacientes com sintomas gripais dos demais. Antes mesmo de registrar o primeiro diagnóstico da doença, em março de 2020, a Unimed já realizava treinamentos para as equipes assistenciais.

Outra ação importante foi a intensificação da compra de equipamentos, medicações e insumos, nos possibilitando até mesmo auxiliar a comunidade como, por exemplo, com a cessão de camas para aumentar o número de leitos do Hospital de Campanha de Santa Bárbara d’Oeste, além de fornecermos nossa estrutura e mão de obra para acelerar a vacinação contra Covid-19 no município de Americana.

A Unimed também duplicou a capacidade de sua UCI (Unidade Crítica Intermediária), adquiriu novos ventiladores mecânicos e uma máquina para exames RT-PCR, visando proporcionar resultados mais rápidos aos nossos beneficiários. Tais ações permitiram reduzir o tempo médio de permanência de pacientes com Covid-19 em leitos de UTI e enfermaria em nosso hospital.

A Unimed teve um destaque importante porque conseguiu fazer uma gestão muito boa dos seus recursos durante a pandemia. Em momento algum deixamos de assistir nossos pacientes e, além disso, cooperamos com o sistema de saúde público e privado fornecendo itens para que outras pessoas não ficassem desassistidas. Em uma pandemia ninguém caminha sozinho, não somos isolados e nós temos um compromisso com o nosso beneficiário, mas temos compromisso ainda maior para com a sociedade.

O que a Unimed aprendeu a partir disso?
A Covid-19 tornou-se uma síndrome respiratória aguda grave de grande importância para o sistema de saúde, por isso, hoje nossa estrutura já está montada de forma a incorporar permanentemente esses atendimentos, seja na enfermaria ou na UTI. Ressaltamos que todos os investimentos realizados pela Unimed durante a pandemia foram planejados e seguirão disponíveis em nossos recursos próprios aos nossos beneficiários.

Há uma história marcante desse período?
Uma das histórias mais marcantes foi a alta de Flávio Galinari, o primeiro paciente internado em nosso hospital para tratamento da Covid-19. Ele foi hospitalizado no dia 30 de março de 2020 e permaneceu 19 dias internado. Já recuperado da doença, o motorista foi um dos entrevistados no documentário produzido pela cooperativa, em comemoração aos seus 45 anos de fundação.

“É um momento de alegria que tenho gravado e sempre que estou pra baixo revejo e digo: o que importa é que estou vivo, então bola pra frente”, disse o paciente.

Fachada atual da Unimed Americana/Divulgação

Pensando no futuro, o que os moradores da região podem esperar de mudanças/novidades para os próximos anos?
Em relação às oportunidades, as perspectivas para a nossa Unimed são de um caminho cada vez mais próximo das práticas de ESG (conjunto de ações baseado em três pilares: meio ambiente, social e governança), com a mitigação da geração de lixo hospitalar, o ingresso no mercado de energia limpa, avanços em reciclagem e incentivo a ações como o plantio de árvores.

Todas as iniciativas que unem o que faz bem ao meio ambiente à sustentabilidade da cooperativa são bem-vindas, afinal, esse é o futuro do mundo.

Transparência nas decisões e melhorias nas ações de saúde e no trabalho médico são outras medidas que deverão ser sempre fomentadas para o desenvolvimento da cooperativa.

O futuro para o cliente será de interação maior, por isso é necessário um olhar constante para os investimentos tecnológicos. Contudo, a sensibilidade dos médicos deverá preponderar.

A tecnologia é muito importante, mas dificilmente substituirá a relação entre as pessoas. A forma como o paciente se levanta, caminha, olha e os seus gestos dizem muito aos médicos, mas talvez não digam à máquina. Podemos parametrizá-la de várias maneiras, mas jamais poderemos dar algo que ela não tem, que é a sensação de ser humano.

Esse olhar atento, mantendo cooperados, colaboradores e beneficiários no centro do cuidado, é o que fará com que a cooperativa prospere cada vez mais. Vamos caminhar nesta jornada de crescimento e fazê-la cada vez melhor para todos no sistema de saúde. Esse é, a meu ver, o nosso futuro.

Quais ações serão realizadas em comemoração dos 45 anos?
Para marcar os 45 anos da cooperativa, foram planejadas diversas ações especiais. A primeira delas é a campanha publicitária “Unimed: 45 anos inspirados em você”, que foi criada com o objetivo de destacar a pluralidade de pessoas que fazem parte da cooperativa, afinal, são 45 anos cuidando de pessoas reais e se inspirando nelas. Outra ação foi a criação de um jingle, que pode ser conferido no canal do Youtube da cooperativa.

Além disso, a equipe de Marketing e Comunicação produziu um documentário com entrevistas de médicos, colaboradores e beneficiários, que contam curiosidades e momentos marcantes na trajetória da cooperativa. A pré-estreia do vídeo foi realizada no auditório da AMA (Associação Médica de Americana) nesta terça-feira (09), véspera do aniversário da Unimed, em uma cerimônia restrita ao Conselho de Administração, diretores, gestores e participantes do documentário, devido às restrições da pandemia.

Para as comemorações do aniversário, os colaboradores, médicos cooperados e secretárias de consultório receberam uma camiseta produzida especialmente para a ocasião. Aos colaboradores foram distribuídos também um bolinho individual para ser confeitado antes de ser consumido. Todos foram convidados a celebrarem esse momento postando uma foto nas redes sociais e marcando a página @unimedsa no Instagram.

Ao longo do mês de novembro, estão previstas outras ações especiais: a 13ª edição do Programa Vida Verde, um evento aberto à comunidade que consiste no plantio de uma árvore para cada bebê nascido na maternidade da Unimed ao longo de 2020, que será realizado no dia 27, a partir das 9h, na Rua José Mathias Filho, ao lado da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste; uma exposição sobre Prematuridade, voltada aos colaboradores da cooperativa com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da data e ainda a campanha Black Friday, com descontos especiais para a contratação dos planos de saúde da Unimed.

Confira o documentário produzido pela Unimed:

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat