spot_img

Últimas Notícias

Conselho aprova aumento de 3,78% na tarifa de água

- Advertisement -

Hoje o Vereador Gualter Amado participou da apresentação do parecer da agência reguladora ARES-PCJ favorável ao reajuste de 3,78% nas tarifas de água e esgoto de Americana.

Ele explicou como foi tomada a decisão, veja;

Na fórmula, onde se chega ao reajuste real, conforme resolução 115/2015, o número era de (-) 5,36% de reajuste, ou seja deveria diminuir o valor das tarifas de água e esgoto na cidade.

- Advertisement -

Porém, quando o resultado é negativo, a diretoria executiva da ARES-PCJ, visando assegurar o equilíbrio econômico e financeiro do DAE, decidiu por garantir somente a reposição inflacionária do período, tendo como base a variação do IPCA, conforme o Art 24 da mesma resolução 115/2015.

Em primeira redação do mesmo parecer, o aumento estava condicionado às conclusões da reforma dos decantadores da estação de tratamento de água e da obra de construção da nova captação de água, para garantir qualidade na prestação de serviço à população.

Com o consentimento do Conselho de regulação dos serviços de saneamento de Americana, voltou atrás e retirou a condição do término da obra da nova captação de água, com o argumento de alguns membros do conselho, que é composto por membros do poder público, maioria, e da sociedade civil, porém hoje somente a ACIA e OAB representavam a sociedade civil, de que esta obra está condicionada a recursos do governo federal e que pode atrasar, já que tem previsão para agosto/2019, e ficou apenas condicionada ao término da reforma dos decantadores e que tem previsão para termino no final de Junho/2019.

Contudo, teremos, provavelmente, aumento de 3,78% nas tarifas a partir de Julho/2019.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat