Últimas Notícias

2° morador de rua é encontrado morto em Campinas nesta segunda-feira

- Advertisement -

Um homem ainda não identificado, aparentando ter cerca de 50 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (5) em frente à igreja São Francisco de Assis, no Satélite Íris, em Campinas. 

Segundo informações da Setec (Serviço Técnicos Gerais), o homem foi identificado como Luiz Antonio Silveira, de 60 anos. Ainda segundo o serviço, no corpo não há sinais de violência, o que reforça a suspeita por conta das baixas temperaturas. O corpo do homem foi encontrado sob cobertores na Avenida dos Expedicionários.

Ainda segundo a Setec, o caso está sendo tratado como morte natural, até que saia o resultado da autópsia. 

Se confirmar a causa de hipotermia, este não é o primeiro caso de morte suspeita por frio na região central, no ano passado, dois moradores de rua foram encontrados mortos, um em julho e outro no mês de outubro, também por causa das baixas temperaturas.  

A Prefeitura de Campinas, por meio de nota, informou que é o primeiro caso de morte de morador de rua neste ano e que não é possível afirmar que o caso é de hipotermia antes de laudo oficial. A nota ainda afirma que Luiz Antonio Silveira era atendido e acompanhado pelas equipes do SOS RUA e Consultório na Rua e esteve internado no Hospital Beneficência Portuguesa por conta do quadro grave ocasionado pelo alcoolismo. No entanto, não aderiu às ofertas de atendimento e acolhimento feitas pelo poder público.   

A Prefeitura informou também que ele se recuperou e, apesar de ter parentes no distrito de Sousas, preferia permanecer na rua. A nota informa que diversas tentativas de retirada das ruas também foram feitas pelos parentes, mas todas sem sucesso.   

- Advertisement -

Em relação as noites frias a Prefeitura esclareceu que durante o período de temperaturas mais frias, a Administração está com a “Operação Inverno” em execução e que vai até o dia 30 de setembro. Com isso, o horário noturno para abordagem da população em situação de rua é ampliado em duas horas, até a meia-noite. Neste período o SOS rua intensifica suas ações, percorrendo os itinerários (e atendendo a solicitações) onde há maior concentração de pessoas que vivem em situação de rua. As pessoas recebem medidas protetivas de orientação, acolhimento ou encaminhamento do cidadão aos serviços.  

ALBERGUES

O Albergue Municipal – Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante) funciona 24 horas. No inverno, o equipamento amplia o horário de entrada espontânea para as 23h, normalmente é até às 20h.  

Além do pernoite, o Samim oferece jantar, café da manhã e material de higiene pessoal às pessoas em situação de rua, facilitando o acesso emergencial a outros serviços da rede pública municipal.  

Campinas conta também com a Campanha do Agasalho que foi prorrogada até o dia 30 de agosto. Até o momento, foram arrecadadas seis toneladas de roupas com um aumento da arrecadação de roupas masculinas. Para solicitar atendimento às pessoas em situação de rua que requerem cuidados, basta ligar para o SOS Rua (19) 9.9984.6496 até às 21h. 

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas