spot_img

Últimas Notícias

Câmara de Americana autoriza adesão a Consórcio para reduzir fila de espera por consultas

- Advertisement -

Prefeitura vai aderir ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte) para tentar reduzir a fila de 31.212 pessoas que aguardam por consultas na cidade

Os vereadores de Americana autorizaram a Prefeitura a aderir ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte), formado por 17 municípios, para reduzir a fila de espera por consultas no município e amenizar a falta de médicos na rede básica.

 O projeto foi acrescentado na ordem do dia em regime de urgência especial e será votado em segunda em sessão extraordinária nesta segunda-feira (23), às 10h. Dezessete vereadores votaram favorável.

- Advertisement -

O líder do prefeito Thiago Brochi (PSDB) disse que a redução das filas é um apelo da população e que as filas não param de crescer, daí a urgência na aprovação em regime de urgência. Ele disse que este convênio permitirá o avanço na área de especialidades. O médico Daniel Martins Cardoso (PDT) ressaltou que a saúde sempre vai ter urgência, porque a dor precisa ser tratada desde o início. 

A vereadora Juliana Soares do Nascimento, a professora Juliana (PT), se posicionou contra o regime de urgência e pediu adiamento da votação por uma semana, porque o projeto foi protocolado nesta quinta-feira (19), na Câmara, mas foi voto vencido. Ela se absteve. Ela argumentou que era necessário avaliar melhor a questão da prestação de contas pelo Consórcio.

Para explicar o projeto, o prefeito Chico Sardelli (PV) se reuniu com os vereadores em seu gabinete na quarta-feira (18). Na reunião, os vereadores receberam uma lista com o número de pessoas que aguardam consultas em cada especialidade, com demanda reprimida de 31.212 pessoas.

O objetivo da adesão ao Consórcio é ampliar a oferta de atenção à saúde do município, que hoje tem um quadro profissional reduzido, informou a prefeitura, em nota. “Nós atualmente temos uma fila com números consideráveis para algumas especialidades e o consórcio é mais uma frente de reforço para que possamos solucionar essa questão”, disse, na reunião, o secretário da Saúde, Danilo de Oliveira.

Sardelli disse que a intenção é promover avanços na área da Saúde. “Tanto eu, quanto o Odir (Demarchi, vice-prefeito), e os secretários estamos empenhados em melhorar a saúde na nossa cidade. Já está claro que o modelo atual precisa melhorar, por isso temos de buscar alternativas que permitam avançar “, disse Chico, em nota.

INTEGRANTES

Artur Nogueira, Cosmópolis e Holambra, que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas, também integram o consórcio.

Subvenção

Os parlamentares também aprovaram projeto em regime de urgência destinando subvenção de R$ 72 mil à Aephiva (Associação Ecumênica de Promoção Humana, Inclusão e Valorização de Americana), valores estes destinados pelo Fundo Estadual de Saúde. Os recursos serão utilizados no desenvolvimento e execução do projeto “Vivendo Positivamente – Casa de Apoio Aephiva”.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat