Últimas Notícias

Gualter encontra vereador Dr. Daniel dormindo durante plantão no HM

- Advertisement -

Vereador foi ao HM e relatou diversos problemas na unidade, entre elas, o vereador e médico dormindo durante o plantão

O vereador de Americana, Gualter Amado (Republicanos), esteve no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” na tarde desta sexta-feira (3) e relatou diversos problemas no atendimento da unidade. Entre eles, o vereador e médico Daniel Martins Cardoso (PDT), que estava escalado para trabalhar na emergência, dormindo na sala de conforto enquanto o local estava cheio de pacientes.

Dos cinco profissionais escalados para trabalhar na emergência, apenas dois atendiam no momento da fiscalização, segundo Gualter. Ao ir até o espaço de descanso do HM, o parlamentar disse que encontrou Daniel e mais um profissional escalado dormindo. Um terceiro médico ausente estaria “zanzando” pelo hospital.

- Advertisement -

“A emergência estava lotada por conta de alguns leitos de UTI estarem dentro da emergência. Eu cheguei lá, estavam o doutor Fabiano e o doutor Ricardo (atendendo), se eu não me engano, e tinha escalado para a emergência cinco médicos. (…) Então dois médicos que estavam na emergência estavam lá no conforto dos médicos, que é onde eles ficam no tempo ocioso. Tava o doutor Daniel e um outro médico, e o quinto médico estava zanzando no hospital. Tinha dois médicos na sala de conforto, dois na emergência e um dentro do hospital andando, que é um senhor de idade”, declarou o vereador.

Gualter informou que os nomes dos médicos que atendiam eram Ricardo Celetto e Fabiano Gênova de Oliveira. Dormindo no conforto estava Daniel. Ele citou que os profissionais Fernando Pedroso de Paula e Raimundo Nonato eram os outros dois de plantão, mas não tem certeza de qual deles estava dormindo e quem estava circulando.

Gualter, que acordou Daniel para mostrar a situação, informou que relatou o que viu à chefia do hospital, mas não disse se tomará alguma medida sobre o que encontrou. E citou também que depois de ser acordado, Daniel o atendeu “prontamente”.

Segundo Gualter os cinco citados são profissionais concursados pela Fusame. Ele citou ainda que fiscalizou e encontrou problemas no Pronto-Socorro da unidade, onde os atendimentos são feitos pela Hygea.

“Agora você tem que colocar, Karoline Ferreira, Grimaldo Jaime e Rodrigo Capristano. Estavam lá (pronto-socorro), só que todos médicos da Hygea”, disse.

Segundo Gualter, ele verificou um problema com uma paciente. “Por exemplo, eu cheguei lá, tinha uma paciente que tinha dado entrada no PS às 7h da manhã, e foi atendida às 10h da manhã. Depois (de atendida) essa paciente foi encaminhada para uma vascular que também estava na escala médica, e até às 4 horas da tarde essa médica não tinha atendido ainda”, disse.

“Essa vascular chegou em torno de 5h da tarde com o jaleco de outro hospital. Ela estava na escala dia e noite num plantão à distância. Ou seja, notificou a médica pela manhã para aparecer só no final da tarde”, completou.

Para Gualter, o grande problema é planejamento. “O hospital tem que fazer uma reformulação geral lá dentro.”

O JA contatou a prefeitura no início da noite desta sexta, e esta informou que apurará a questão na segunda-feira. “Diante do horário será difícil avaliar caso a caso. Quanto ao caso da paciente, a situação foi relatada à direção, que identificou que na classificação de Manchester a paciente estava no último grupo, o azul, que prevê ‘Casos não Urgentes, podem aguardar o atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde”, afirmou em nota.

O JA está aberto para que todos os profissionais citados pelo vereador se posicionem sobre os relatos, caso considerem necessário.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat