Últimas Notícias

Leonora Périco cria projeto para oferecer contraceptivo a mulheres vulneráveis

- Advertisement -

No projeto, a autora aponta que a falta de cuidados contraceptivos é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de adolescentes grávidas

A vereadora Leonora Périco (PDT) elaborou e protocolou na última semana o primeiro projeto do seu mandato. No texto, que será votado pela Câmara de Americana em 2022, Leonora propõe a implantação de contraceptivos reversíveis de longa duração de etonogestrel em mulheres vulneráveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, o contraceptivo consiste em um implante inserido abaixo da pele do braço que contém 68 mg da substância etonogestrel e que vai sendo liberado em pequena quantidade continuamente na corrente sanguínea. A ação impede que o óvulo seja liberado do ovário e também altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada dos espermatozoides.

- Advertisement -

No projeto, a autora aponta que a falta de cuidados contraceptivos é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de adolescentes grávidas. O mesmo acontece com mulheres usuárias de drogas, com deficiências mentais ou moradoras de rua, que são muitas vezes expostas a risco de abuso sexual por parte de pessoas que se aproveitam da redução no nível de entendimento.

“Considerando que o implante do contraceptivo em questão, além de seguro e eficaz, possui mais facilidade se comparado aos outros métodos, a criação da lei traz a possibilidade de que a rede de assistência social possa direcionar mulheres em situação de vulnerabilidade a tal procedimento”, defende Leonora.

“Temos conversado com a rede de assistência social e também de saúde e vemos que há a necessidade de métodos mais eficientes para evitar gravidez indesejadas de adolescentes, de usuárias de drogas e mulheres em outras situações de risco. Esse projeto tem sido aprovado em outras cidades e queremos trazer esse debate para Americana”, conclui a parlamentar.

Na última semana, o JA noticiou, através de informações obtidas no Portal da Transparência, que dois vereadores de Americana não haviam protocolado nenhum projeto de lei ao longo do ano todo, entre eles Leonora Périco. O caso foi destaque nas plataformas do jornal.

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas