spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Você tem mais de 25 anos e sofre com acne? Conheça as causas para a acne da mulher adulta

- Advertisement -

Estudos recentes demonstram aumento da prevalência de acne da mulher adulta (AMA). Esses levantamentos mostraram uma incidência de 20 a 40% de AMA em mulheres acima de 25 anos. Cerca de 1/3 das consultas dermatológicas em mulheres acima dessa idade são por acne. Ainda não está claro se existe aumento real da incidência nesta faixa etária ou se o acesso à informação sobre a doença faz com que haja uma procura maior por atendimento médico especializado.

De maneira geral podemos dividir as pacientes com AMA em dois grupos: acne persistente, o mais frequente, que está relacionado aos casos que se iniciaram na adolescência e que persistiram na fase adulta, e acne de início tardio em que o aparecimento das lesões ocorre após os 25 anos.

Nas mulheres adultas as lesões são predominantemente inflamatórias, de graus moderados, a pele é mais sensível, com localização geralmente em terço inferior da face e piora no período pré-menstrual.

- Advertisement -

É comum o hábito de manipular as lesões e por esse motivo é maior a prevalência de manchas e cicatrizes, que causam grande impacto psicológico e afetando significantemente a qualidade de vida. Estudos mostram que independente do grau de acne, a qualidade de vida em mulheres com acne na fase adulta levou a um aumento de sintomas de raiva e depressão.

Fatores externos, como medicamentos, tabagismo, anormalidades endocrinológicas, componente genético, rotina de cuidados com a pele, alimentação etc devem ser investigados.

Na maioria das pacientes com AMA não há alterações laboratoriais. O quadro de acne é justificado devido a uma alteração da produção de hormônios andrógenos na própria glândula sebácea. É o que chamamos de produção intacrina hormonal. Então mesmo com todos os exames de sangue normais pode haver um quadro de acne. E o problema está na atividade disfuncional das glândulas sebáceas desta doença.

Para o tratamento múltiplas opções podem ser utilizadas, desde cuidados gerais com a pele, tratamentos tópicos e sistêmicos. Lembrando sempre que o tratamento é individualizado e deverá ser acompanhado para definir a melhor estratégia de acordo com cada quadro.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Não Perca

Fique Sempre INFORMADO!

Receba em seu email as últimas notícias de americana e região!

WhatsApp chat