A obra “Era uma vez… algo tão doce, feito histórias, que eu guardava na memória!” é formada por minicontos de quatro linhas, inspirados em versos e haikais, indicados para o trabalho na Educação Infantil
Um livro baseado em memórias afetivas, feito especialmente para crianças que estão começando a ler, é o próximo lançamento da Editora Adonis. “Era uma vez… algo tão doce, feito histórias, que eu guardava na memória!” celebra a parceria dos contadores de histórias Jackson Souza e Vanessa Aranha Morimoto. Com ilustrações de Paulo R. Masserani, a publicação que marca a estreia do escritor em literatura infantil será lançada no sábado (11), às 15 horas, e no domingo (12), às 10 horas, em Adonópolis.
A obra é formada por minicontos de quatro linhas, inspirados em versos e haikais, indicados para o trabalho na Educação Infantil. “A ideia surgiu de unir nossas memórias afetivas. Fizemos o resgate da nossa criança interior, das histórias que moram dentro da gente e brincamos também com a ideia do algo tão doce, o que nos trouxe doces lembranças”, explica Vanessa, que é formada em Pedagogia, educadora brincante e escritora do livro “Menino urso”.
A publicação também oferece recursos de acessibilidade: fonte ampliada, contação de histórias com interpretação na Língua Brasileira de Sinais, legendas e audiolivro. Uma versão em braile também está prevista. “A barreira da comunicação me levou a estudar essa língua. Unir contação de histórias, escrita e Libras é gratificante”, destaca Jackson, que é intérprete de Libras em formação e estudante de Pedagogia.
Os contadores de histórias, que hoje conduzem as atividades literárias e brincantes de Adonópolis (espaço recém-criado pela Editora Adonis), conheceram-se em 2016, quando Jackson foi aluno do curso que Vanessa ministrou na arte de contar histórias. “Desde então, nos tornamos parceiros. Eu fui um de seus primeiros alunos que levou a contação de histórias como profissão”, revela Jackson.