Americana entra em estado de alerta com baixa umidade relativa do ar

Segundo o coordenador do órgão, João Miletta, a situação atual de estiagem, com tempo seco, temperaturas elevadas e a falta de chuva, causa impacto na saúde da população, que deverá tomar cuidados especiais neste período

A Defesa Civil de Americana informou nesta segunda-feira (1) que o índice de umidade relativa do ar (URA) na cidade atingiu 19,6%, considerado estado de alerta. No dia 29 de julho foi registrado menos de um milímetro de chuva, de acordo com dados do SIDEC Pluviômetro de Americana, monitorado pela Defesa Civil. 

Segundo o coordenador do órgão, João Miletta, a situação atual de estiagem, com tempo seco, temperaturas elevadas e a falta de chuva, causa impacto na saúde da população, que deverá tomar cuidados especiais neste período. “Julho praticamente não teve chuvas, piorando ainda mais a condição dos poluentes do ar e das queimadas neste período. A Defesa Civil monitora o sistema e faz os alertas necessários, conforme os índices apresentados de umidade relativa do ar. No momento, estamos comunicando o estado de alerta e orientando sobre os cuidados, como tomar muita água e evitar esforços físicos”, alertou.

Enquanto permanecer o quadro atual de estiagem, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e beber bastante água, é aconselhável umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol e aplicar soro no nariz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a UR abaixo de 60% é considerada preocupante para a saúde. Entre 31% e 40%, estado de observação; 21% e 30%, atenção; e entre 12% e 20%, alerta.

Foto: Fernando Giordano

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Cidades

23 jan 2026

O fim de semana em Americana será marcado por tempo instável, com presença de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e

Cidades

23 jan 2026

O Sebrae-SP, Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec) e Senai lançam no dia 29 de janeiro o

Cidades

20 jan 2026

O cruzamento da Avenida Giaconda Cibin com a Rua Professora Wilma Lenzi Tombi, no Parque Universitário, vai receber a implantação

Anunciar ou recomendar matéria