O principal objetivo do congresso é discutir propostas para a melhoria da qualidade de vida da população, com foco no planejamento urbano, transporte, saneamento e saúde
O Congresso Cidades Inteligentes foi aberto na Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira (8), com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, representando o prefeito Chico Sardelli. O evento é promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unisal (Centro Universitário Salesiano).
O principal objetivo do congresso é discutir propostas para a melhoria da qualidade de vida da população, com foco no planejamento urbano, transporte, saneamento e saúde permeados por soluções tecnológicas que facilitem os processos de concretização das melhorias.
As discussões se estenderão até o dia 10. Na pauta, estão assuntos como conceitos e aplicações de cidades inteligentes, infraestrutura tecnológica, entre outras. Além disso, haverá explanação sobre experiências bem-sucedidas em cidades como Barueri e São José dos Campos, que é o primeiro município certificado pelo ISO Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente.
Na quinta-feira, dia 10, será realizada uma plenária com representantes do poder público e da sociedade civil para a discussão de propostas para a elaboração de uma carta de intenções com demandas da população que, posteriormente, será encaminhada à Prefeitura.
A Prefeitura terá um papel de destaque nessa etapa, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, como componente da mesa que mediará as discussões.
“Estamos prontos para analisar e colaborar com as propostas que promoverão maior desenvolvimento para a nossa cidade. Que colaborem para um desenvolvimento integrado, que unam vários segmentos, como o econômico e o social, passando por saneamento básico, mobilidade urbana, educação e saúde”, destacou Rafael de Barros.