Indicação de Franco Sardelli a Chefe de Gabinete é legal, decide Justiça

TJSP decide que há razoabilidade na indicação do político ao cargo e que não há nepotismo ou improbidade administrativa

O TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) decidiu que não houve violação a qualquer princípio constitucional na nomeação de Franco Ravera Sardelli, filho do prefeito Chico Sardelli, ao cargo de Chefe de Gabinete, e que o mesmo reúne qualificações técnicas suficientes para exercício do cargo sem que isso configure nepotismo.

Na ação, movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, o processo buscava a exoneração de Franco Sardelli por acreditar que haveria improbidade administrativa na nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta para o exercício de cargo de comissão ou de confiança.

De acordo com o Tribunal, consolidou-se o entendimento de que não há nepotismo à noção de parentes em cargos de natureza eminentemente política, como Ministros, Secretários de Estado, ou, no caso, Chefe de Gabinete do Prefeito.

Além disso, julgou-se que há razoabilidade na indicação de Franco Sardelli ao cargo político por conta de sua inscrição na OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo) e pelo fato do mesmo ser presidente de Diretório Municipal partidário.

“O TJSP acolheu a tese de defesa apresentada, de que não houve ilegalidade na nomeação do Franco ao cargo de Chefe de Gabinete. De forma unânime, considerou que não houve violação a qualquer principio constitucional, que a Súmula 13 do STF, que trata de nepotismo, não se aplica a cargos públicos de natureza eminentemente política, de alto escalão, como é o caso dele. Considerou, também, que Franco Sardelli possui qualificação técnica e idoneidade moral para o exercício do cargo”, comentou Bruno Gelmini, advogado de defesa de Franco Sardelli.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

29 abr 2026

Plenário derruba nome do indicado por 42 votos a 34; é a primeira vez em mais de 130 anos que

Política

29 abr 2026

Uma pesquisa Quaest encomendada pelo Banco Genial e registrada sob o número SP-03583/2026 aponta a liderança de Tarcísio de Freitas

Política

28 abr 2026

Projeto de autoria do vereador Jean Mizzoni atualiza legislação de 1994 e reforça proibições contra descarte inadequado de resíduos; sessão

Política

22 abr 2026

Sessão desta quarta-feira (22) teve projetos voltados à prevenção de enchentes, inclusão escolar, repasses a entidades e homenagens A sessão

Política

15 abr 2026

Proposta aprovada em primeira discussão prevê dispensa mediante laudo e reforça inclusão no ambiente escolar Alunos com Transtorno do Espectro

Política

15 abr 2026

Sessão teve aprovação unânime de propostas sobre TEA, enchentes, vacinação domiciliar, repasse de recursos e fiscalização urbana Os vereadores da

Anunciar ou recomendar matéria