Alunos da rede municipal terão livros extras para complementar assuntos da sala de aula

Mais de 7,4 mil kits de livros paradidáticos estarão nas mãos de alunos e professores da rede municipal de Educação de Americana, em 2023. O acervo de obras qualificadas e selecionadas de acordo com a faixa etária dos estudantes compõe o projeto “Minha Primeira Biblioteca”, que permitirá a ampliação do universo de ação dos educadores na escola e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos estudantes de forma mais rápida, profunda e eficaz, através da leitura.

“A Educação de qualidade é uma das bandeiras da administração do prefeito Chico Sardelli e, em função disso, a Secretaria de Educação elaborou um plano de incentivo à leitura e à aprendizagem com o objetivo de formar leitores conscientes e cidadãos do mundo. Com este propósito a Unidade de Desenvolvimento Pedagógico da secretaria, em conjunto com a equipe de Pedagogos do Ensino Fundamental, construiu coletivamente soluções eficazes e personalizadas para a realidade de Americana, como o projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O kit destinado à Educação Infantil é composto de acervo com quatro livros destinados a crianças dos Berçários I e II (bebês de 0 a 1 ano e 6 meses) e dos Maternais I e II (de 1 ano e 4 meses a 3 anos e 11 meses). As obras seguem os critérios estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estudantes dos 4º, 5º anos do Ensino Fundamental I e dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II receberão o kit com oito obras cada. Já os professores receberão kit com acervo idêntico ao entregue aos alunos, além de um manual (Guia do Professor) com informações sobre os autores e suas obras, material de apoio e sugestões para o trabalho em sala de aula, para uso exclusivo e como facilitador de seu trabalho em sala de aula. 

“O projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’ contribui para a distribuição de mais livros paradidáticos aos estudantes das escolas públicas de ensino, ato que estimula e fortalece o hábito da leitura e, indiretamente, colabora para o aprendizado dos conteúdos escolares das diversas disciplinas”, explicou Ghizini.

Entre os benefícios proporcionados a estudantes e professores com a adoção do projeto, estão a oferta de uma vivência cultural e literária sólida; a oportunidade de diálogo em formato de círculos de debates com professores e demais estudantes, a promoção de conhecimento histórico e interdisciplinar por meio da interlocução com outras áreas do conhecimento e a motivação para que os envolvidos se tornarem leitores mais aptos e mobilizados ao perceberem a relevância da leitura e da escrita em suas vidas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 out 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove neste sábado (25), das 8h às 11h, uma

Cidades

23 out 2025

A duplicação da Estrada da Balsa, que liga a região do Jardim das Orquídeas aos bairros Jardim da Balsa I

Cidades

23 out 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira (20) uma ação de controle do

Cidades

23 out 2025

A unidade do Grupo São Vicente da cidade Nova Odessa está de cara nova. Com um investimento de R$10 milhões,

Cidades

21 out 2025

Os moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana) neste fim de

Cidades

21 out 2025

Prepare seu currículo para encontrar o trabalho que você procura! A Prefeitura de Hortolândia promove o 2º Feirão de Empregos,

Anunciar ou recomendar matéria