Imagens exclusivas divulgadas pela CNN nesta quarta-feira (19) insinuam que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, nascido em Americana, esteve presente nos atos golpistas no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
As câmeras do circuito interno registraram o ministro caminhando sozinho no terceiro andar do Palácio, na antessala do gabinete do presidente da República, e posteriormente indicando a saída de emergência ao grupo de criminosos. O vídeo ainda mostra funcionários do GSI circulando com os invasores pelo Palácio, enquanto os criminosos causavam destruição e vandalismo em diversos cômodos.
O general Gonçalves Dias foi anunciado como chefe do GSI ainda em dezembro de 2022 pela equipe de transição do governo federal. Antes disso, ele atuou na segurança pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seus primeiros mandatos e colaborou novamente na campanha das eleições para a Presidência da República em 2022. Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, ele também ocupou cargos de segurança e administração no Exército na Bahia.