Duas motos e um motociclista caídos no asfalto, em frente ao Paço Municipal, na Avenida Brasil. Em mais uma ação do movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Americana realizou, na manhã desta terça-feira (30), uma simulação de acidente e uma blitz com motociclistas para conscientização no trânsito.
A atividade educativa envolveu o trabalho em conjunto da Guarda Municipal de Americana (Gama), da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), da CPFL Paulista e da SCS Tecnologia.
O prefeito Chico Sardelli participou da blitz e destacou a importância da ação: “O Maio Amarelo é uma campanha imprescindível para termos um trânsito mais seguro. Hoje o foco foi o motociclista, mas é dever de todos contribuir com prudência e atenção para que se evite acidentes”, disse.
O vice-prefeito Odir Demarchi também aprovou a ação e parabenizou os envolvidos. “Temos que ter esse trabalho de conscientização e educação no trânsito. Um descuido causa um acidente, e muitas vezes, com vítima fatal. Parabéns por essa ação em parceria com as empresas privadas”.
Estudos apontam que os acidentes envolvendo motoboys são uma preocupação frequente em áreas urbanas, devido a crescente quantidade de motociclistas que circulam durante o dia todo realizando entregas.
Ainda de acordo com especialistas, para reduzir a ocorrência de acidentes envolvendo motoboys, é fundamental que sejam adotadas medidas de segurança no trânsito, como a fiscalização do cumprimento das leis, treinamento e capacitação dos motociclistas, implementação de políticas públicas de incentivo ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e melhoria das vias públicas.
Completando 10 anos, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito, e este ano o tema é: “No trânsito, escolha a vida”.