Unimed reúne duas toneladas de arrecadações em um ano

Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana reúne duas toneladas de arrecadações em um ano por meio do Programa Cooperar
Soma dos itens é mais do que o dobro da meta prevista para o período. Doações foram destinadas a entidades da região e ao município de São Sebastião (SP)

O Programa Cooperar, iniciativa da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana com foco no fortalecimento do cooperativismo por meio do incentivo a doações de itens diversos, completou um ano em junho com o total de 2,3 toneladas de arrecadações. A quantidade é mais do que o dobro da meta prevista inicialmente para o período, que era de uma tonelada.

A ação resultou na arrecadação de quase 1 tonelada de medicamentos, 519 kg de alimentos, 104 kg de roupas, 57 kg de fraldas, 33 kg de tampinhas plásticas, 353 kg de tecido SMS para a produção de sacolas sustentáveis, entre outros e englobou ainda visitas a instituições, palestras, formação de voluntários e iniciativas de valorização ao meio ambiente, integrando ações sob as perspectivas econômica, social e ambiental, em alinhamento aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Governança trabalhados pela cooperativa de trabalho médico.

“No último sábado, dia 01º, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo, data oportuna para apresentarmos os satisfatórios resultados do Programa Cooperar. Parabéns aos médicos cooperados, colaboradores e à sociedade por contribuírem com essa importante iniciativa”, disse Eduardo Miranda Pinto, presidente do Conselho de Administração da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

A superintendente da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Fabiana Pacheco Leitão Lourenço, uma das instituições contempladas com as doações, comentou sobre a importância da ação.

“A Unimed, com essa iniciativa, além de atuar com responsabilidade social e ambiental, contribui para a melhoria no atendimento dos nossos usuários, pois através da venda dessas tampinhas melhoramos nossa infraestrutura, transformamos os espaços de atendimentos e possibilitamos a compra de novos materiais. Agradecemos a parceria”, disse.

Doações enviadas também ao município de São Sebastião

Além da Apae, as doações do Programa Cooperar contemplaram mais de 10 instituições com atuação nas cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste e também foram destinadas ao município de São Sebastião (SP), durante a temporada de chuvas que devastaram a cidade, em fevereiro deste ano.
Outro destaque foram as visitas de colaboradores a Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em abrigos para jovens e crianças, assim como em instituições que fornecem apoio a portadores do vírus HIV e AIDS. Houve ainda a realização de palestras com a temática pet e enriquecimento ambiental, que resultaram na arrecadação de cerca de 30 kg de doações de rações para cães e gatos, destinadas à ONG SOS Animais.
“São conquistas que nos mostram que o olhar para o outro é um excelente ponto de partida para mudar a realidade”, finalizou Eduardo Miranda.

Doações ao Programa Cooperar serão contínuas

Com o sucesso da iniciativa, as doações ao Programa Cooperar passarão a ser contínuas. Os interessados podem destinar suas doações para os endereços abaixo:
AMERICANA
• Sede Administrativa (Rua Achiles Zanaga, 15). Responsável: Sustentabilidade
SANTA BÁRBARA D’ OESTE
• Sede Administrativa (Av. Tiradentes, 340). Responsável: Atendimento
NOVA ODESSA
• Sede Administrativa (Av. João Pessoa, 360). Responsável: Laboratório
Mais informações sobre o Programa Cooperar estão disponíveis no site unimedsa.com.br/cooperar.

Entidades contempladas pelo Programa Cooperar:
• Fundo Social de Solidariedade de Santa Bárbara d’Oeste
• Fundo Social de Solidariedade de Americana
• Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa
• Farmácia da Sasa (Sociedade de Assistência Social de Americana)
• Aephiva (Associação Ecumênica os Portadores de HIV de Americana)
• Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
• Aama (Associação de Acolhimento ao Menor de Americana)
• Casa de Repouso Benaiah
• CDP (Centro de Detenção Provisória – Americana)
• Coasseje (Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus)
• Hospital Estadual de Sumaré
• Hospital Municipal Doutor Afonso Ramos
• Hospital Psiquiátrico Seara
• Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo
• ONG SOS Animais

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

4 set 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, recebe inscrições para vagas em creche e pré-escola no período

Cidades

1 set 2026

O Cemitério Parque Gramado, vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) de Americana, recebeu neste mês a instalação

Cidades

1 set 2026

O prefeito Chico Sardelli anunciou, na manhã desta terça-feira (1º), o início das obras de reforma do Viaduto Ministro Ralph

Cidades

31 ago 2026

Americana inicia a semana com temperaturas elevadas e tempo abafado, mas uma mudança significativa nas condições meteorológicas está prevista para

Cidades

27 ago 2026

Cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira reuniu autoridades, servidores e representantes da comunidade, com apresentação da Banda Municipal Americana comemorou

Cidades

27 ago 2026

Votação popular escolheu locais que representam a história, a cultura, a religiosidade e as riquezas naturais do município Americana revelou,

Anunciar ou recomendar matéria