Americanenses poderão ver chuva de meteoros Perseidas neste domingo

Americanenses terão a oportunidade de testemunhar um espetáculo celeste deslumbrante neste domingo, 13 de agosto, à medida que a chuva de meteoros Perseidas atinge o seu pico de atividade. Esta chuva de meteoros tem estado ativa desde 17 de julho, mas aumentou significativamente em intensidade nas últimas noites, atingindo um auge espetacular na quinta-feira, 10 de agosto.

A partir das 1h30 da manhã, os céus serão iluminados por riscos de luz à medida que os fragmentos do cometa Swift-Tuttle entram na atmosfera da Terra e criam um show de estrelas cadentes. O momento ideal para observação será por volta das 3h30, quando a taxa de meteoros atingirá seu pico.

Os entusiastas da astronomia podem esperar um espetáculo impressionante, com a chuva de meteoros Perseidas projetada para produzir até 100 meteoros por hora. No entanto, para aqueles que residem no Brasil, a visão pode não ser tão espetacular quanto no hemisfério norte, resultando em uma quantidade menor de meteoros visíveis.

Nos Estados Unidos, as condições prometem ser ideais para a observação, com céus relativamente claros e a Lua não interferindo no espetáculo celeste. Já na região brasileira, os observadores poderão ter a chance de ver uma taxa máxima de aproximadamente 11 meteoros por hora.

Os especialistas recomendam que os espectadores busquem áreas com pouca ou nenhuma poluição luminosa para obter a melhor experiência de observação. Trazer cadeiras reclináveis, mantas e lanches também pode ajudar a tornar a experiência ainda mais agradável.

As chuvas de meteoros são eventos celestes emocionantes que conectam as pessoas com o vasto universo ao seu redor. Esta é uma oportunidade única para os americanenses se maravilharem com a beleza e o mistério do cosmos, enquanto desfrutam do espetáculo deslumbrante das Perseidas neste fim de semana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

12 out 2026

Cantora de 23 anos interpretou “Troca de Calçada”, de Marília Mendonça, e escolheu integrar o time de Diogo Nogueira. A

Cidades

12 out 2026

16ª edição acontece no domingo, 18 de outubro, com saída do CCL às 9h; evento integra a campanha do Rosa

Cidades

12 out 2026

Persistência das instabilidades e saturação do solo aumentam o risco de alagamentos, enxurradas e transbordamentos de rios e córregos A

Cidades

12 out 2026

Uma pessoa recebe a indicação da sua empresa. Antes de ligar, vai pesquisar o nome no Google, conferir o endereço,

Cidades

9 out 2026

A FAM – Faculdade de Americana está com inscrições abertas para a nova campanha da Prova de Bolsas 2027, que

Cidades

9 out 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana apresenta ao público nove filhotes de aves nascidos no

Anunciar ou recomendar matéria