O MAC – Museu de Arte Contemporânea de Americana recebe, nesta terça-feira (5), a Oficina de Zine ministrada pelo coletivo Americana Zine, das 14h às 16h.
A oficina é gratuita e aberta a todas as idades (menores de 16 anos devem estar acompanhados dos responsáveis).
Os interessados podem se inscrever pelo email: mac@americana.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3408-4825. Para participar não é preciso levar nenhum material.
O coletivo Americana Zine tem como um dos focos estimular o gesto artístico/político e oportunizar artistas locais. Na oficina, os participantes terão acesso à história da mídia, análise de materiais a partir do acervo do grupo e à produção de zines.
A atividade faz parte da programação da exposição SARJETA, idealizada pelo coletivo A Sopa Análises Marginais, aberta até 21 de setembro, das 9h às 17h.
SARJETA São 19 trabalhos divididos em sete categorias de arte independente e descentralizada: artesanato; grafitti; lambe-lambe; performance; produções audiovisuais caseiras; slam e zine.
“A exposição “SARJETA” traz uma visão única da cultura brasileira, destacando a riqueza e originalidade das expressões artísticas através da criatividade de cada artista”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria.
A ideia principal da exposição SARJETA é de restituir o conceito de marginalidade em suas mais distintas manifestações, apoiada em linguagem visual ou audiovisual. “É muito importante trabalhar com artes que emergem no cenário marginal, pois essas linguagens artísticas são pouco contempladas em exposições”, destaca Guilherme Lima, curador e produtor do coletivo.
Vitor Barbara, artista visual e curadora coletivo explica que o objetivo principal é estreitar a relação entre espectadores e obras enunciadas de artistas independentes inseridos no contexto da cultura. “Estamos muito felizes de trazer a exposição em formato presencial para que o público possa ter um contato mais próximo com essas diferentes artes”, reitera.