Americana venceu a edição 2023 do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta quarta-feira (13) pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023. A premiação foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, que representou o prefeito Chico Sardelli em Brasília.
O prêmio reconhece ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. O levantamento avaliou 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.
“Nossa cidade está preparada para se adequar rapidamente ao ritmo do avanço da tecnologia, que vai nos ajudar a aproveitar as melhores oportunidades de desenvolvimento. Fico feliz em ver esse trabalho reconhecido nacionalmente”, disse o prefeito Chico Sardelli.
“Quem ganha com isso é a população, que tem a tecnologia ao seu alcance de forma cada vez mais ágil. E também pela atenção que a cidade desperta para novos investimentos neste segmento”, destacou o vice-prefeito Odir Demarchi.
“Este é um prêmio muito importante que coloca Americana definitivamente entre as cidades mais conectadas do Brasil. Temos trabalhado muito para desburocratizar nossos processos e tornar Americana cada vez mais atrativa para investimentos, e pronta para o futuro. Americana cada dia mais inteligente e humana”, avaliou o secretário Rafael de Barros.
Entre as 10 primeiras colocadas no ranking, nove são do estado de São Paulo: Americana (1º), Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º). Americana foi a cidade que vai mais avançou posições e também conquistou o prêmio desta categoria na região Sudeste.
Americana, e as demais cidades no topo do ranking, se destacam pelos seguintes pontos:
– Autorização para instalação em até 60 dias;
– Centralização e simplificação de procedimentos administrativos;
– Processos e documentação claramente definida;
– Cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal.
Em um pouco mais de um ano de operação no Brasil, o 5G já chegou a mais de 12,7 milhões de acessos e mais de 170 cidades atendidas. Todos os rankings podem ser acessados em www.conecte5g.com.br.
Legislação
Americana também se destaca nesta área por possuir a Lei Municipal 6676/2022, de autoria da vereadora Nathália Camargo, que estabelece os procedimentos para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atendendo à legislação federal em vigor.
De acordo com a vereadora, a sanção da lei pelo prefeito Chico Sardelli foi fundamental para que Americana esteja preparada para investimentos. “A legislação ficou mais flexível para que não haja dificuldades e burocracia ao desenvolvimento do 5G. Com a vinda dessa tecnologia, Americana consegue atrair novas empresas e equipamentos tecnológicos de ponta com geração de renda e emprego”, destacou Nathália. Texto: Pedro Roberto da Silva (MTB 24.215) com Imprensa Conexis