Americana quadriplica cobertura na Saúde Básica: mais recursos a caminho

A rede de saúde de Americana alcançou a cobertura de 50% nas ações da assistência básica em saúde, garantindo que o município receba mais recursos do Ministério da Saúde. O novo índice indica um crescimento significativo, já que em janeiro de 2021 a abrangência era de 10,59%, conforme dados de histórico de cobertura do site e-Gestor, do próprio ministério.

De acordo com a Unidade de Planejamento, da Secretaria de Saúde, no início deste ano a rede básica já contava com 35,32% de abrangência, sendo que na primeira quinzena de setembro a cobertura chegou aos 50% da população, dados que já foram mensurados pela equipe municipal e constarão no site do ministério nos próximos meses.

O Ministério da Saúde tem como diretriz direcionar recursos financeiros para as áreas de urgência e emergência aos municípios que atingirem esse percentual. Com isso, Americana poderá solicitar o incremento de recursos nessa área da assistência. Além disso, com a ampliação da cobertura da Atenção Básica, essa área também terá aportes adicionais de acordo com a população atendida.

São muitos os fatores que contribuíram para a ampliação da cobertura, entre eles, a reorganização de todo o sistema municipal de saúde; replanejamento de territórios; adequação do quadro de servidores, com a contratação de profissionais e a habilitação de novas equipes; bem como a reabertura de unidades de saúde, como as UBSs dos bairros Vila Gallo, Jardim Guanabara e Jardim Dona Rosa.

“Esse é um indicador muito importante para Americana e mostra que estamos no caminho certo, pois estamos buscando objetivamente ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Isso representa o nosso compromisso em proporcionar saúde de qualidade, com acolhimento e humanização a todos”, comemora o prefeito Chico Sardelli. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, este é um percentual que coloca Americana agora na média dos municípios de médio e grande portes, uma vez que a população com acesso a planos de saúde é de aproximadamente 50%.

“A maior cobertura se deve à ampliação de unidades básicas, das equipes de atenção primária e de estratégia de saúde da família, bem como de maior oferta nas consultas clínicas. O Ministério da Saúde entende que o município, quando atinge 50% de cobertura, passa a receber recursos diferenciados. Isso significa ampliação de acesso e também garantia de mais recursos para investirmos na saúde pública”, destaca Danilo.

O vice-prefeito Odir Demarchi também ressalta a importância de o município estabelecer esse percentual. “Não é por acaso que chegamos a essa marca, isso é fruto de muito trabalho e muitos desafios superados. A nossa população merece uma saúde exemplar e isso está sendo proporcionado pelos nossos profissionais da rede, sob a batuta do nosso secretário”, diz Odir.

Estrutura

Atualmente Americana conta com 20 unidades básicas de saúde, das quais 11 atuam com o modelo ESF (Estratégia Saúde da Família), com médico de família, enfermeiro e agentes comunitários de saúde.

As ações de saúde básica compreendem serviços como consultas com médico clínico, pediatra e ginecologista, exames laboratoriais, curativos, vacinação, procedimentos gerais de saúde bucal, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, acompanhamento de pré-natal, exames de Papanicolau, atividades em grupo, entre outros.

“A nossa rede básica é bem estruturada, e nos últimos anos avançamos com investimentos em ampliação e melhorias das unidades, além de capacitações e contratações de profissionais. Algumas equipes também foram recentemente habilitadas perante o Ministério da Saúde, o que permitiu ampliar ainda mais a cobertura”, explica a diretora da Unidade de Serviços de Atenção Básica e Preventiva, Simone Maciel.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

24 out 2025

O Núcleo de Especialidades de Americana viveu uma manhã diferente e cheia de alegria com a visita dos cães terapeutas

Saúde

23 out 2025

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, passa a contar com um novo ambiente dedicado ao fortalecimento

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Anunciar ou recomendar matéria