A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma ação ambiental junto ao CPC (Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual), localizado na Avenida Bandeirantes, para a implantação de um jardim sensorial, nesta quinta-feira (16).
Com a coordenação da equipe da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, foi desenvolvido um trabalho de plantio de ervas medicinais e temperos em parceria com a empresa Rodonaves, que doou as mudas, terra e insumo, e apoio do Viveiro Plant e Colha.
“Os usuários do CPC receberam informações sobre as funções de um jardim sensorial, como os benefícios para a saúde e bem-estar. Também foi feito um trabalho de exploração dos sentidos, utilizando o tato, olfato e paladar, para conhecerem um pouco mais de cada erva medicinal, flor e tempero que seria plantado. Foi realizada uma dinâmica envolvendo a técnica de relaxamento e sobre os elementos da natureza”, explicou a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, ressaltou a importância da ação junto aos integrantes do CPC. “A participação do CPC na implantação do jardim sensorial foi muito importante para promovermos a inclusão e a oportunidade aos usuários de terem o contato com as plantas. Agradecemos as parcerias com a empresa Rodonaves e com o Viveiro Plant e Colha no desenvolvimento deste trabalho”, disse Fábio.
A atividade reuniu cerca de 20 participantes. Foram plantadas, hortelã, erva-doce, salsinha, manjericão, pimenta biquinho, orégano, arruda, alecrim, lavanda, além das flores érica, onze-horas e begônia.