Trabalho aos domingos: Novas regras de trabalho devem impactar empresas

Trabalho aos domingos Novas regras de trabalho devem impactar empresas

Após ter sido adiada por 3 vezes, a Portaria 3.665/2023, que estabelece as novas regras para o trabalho aos domingos e feriados, está prevista para entrar em vigor a partir do dia 1º de agosto.

O que muda, segundo a medida?
O trabalho aos domingos e feriados será consentido apenas em atividades permitidas pela norma, como em serviços essenciais (hospitais, farmácias, transporte público) e atividades autorizadas por lei ou convenção coletiva (comércio, turismo).

Contudo, algumas categorias profissionais que possuem regras específicas para o trabalho nesses dias, como jornalistas e motoristas, podem apresentar exceções.

Segundo a norma, as condições para trabalho aos domingos e feriados devem ser negociadas entre sindicatos e empresas por meio de acordos coletivos, desde que não prejudiquem os direitos dos trabalhadores.

Além disso, é preciso considerar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante aos empregados um descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos. Caso o profissional trabalhe nesse dia, o empregador deverá conceder uma folga compensatória em outro momento da semana.

A Portaria ainda está sujeita a negociações políticas e sindicais, pois o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ainda não confirmou uma data definitiva para a resolução final. Portanto, é importante que as empresas fiquem atentas a possíveis mudanças e atualizações nas regras.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

25 jul 2025

O INSS oferece diversas modalidades de aposentadoria, mas nem sempre é fácil entender quais os requisitos exigidos para cada tipo

Economia

17 jul 2025

A partir de 01/09/2025, entram em vigor novas regras para a correção de erros em Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), conforme

Economia

2 jul 2025

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira passada (25/06) o projeto de lei que altera a tabela mensal do Imposto

Economia

13 jun 2025

Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo na quarta-feira, 04/06/2025, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco

Economia

5 jun 2025

A Receita Federal recebeu, até às 23h59 de 30 de maio, prazo final para envio, 43.344.108 declarações do Imposto de

Economia

15 abr 2025

Não é de hoje que muitos se perguntam: o que acontece caso eu deixe de enviar a minha Declaração ao

Anunciar ou recomendar matéria