Ex-diretor dos Direitos Humanos acusa Silvio Almeida de assédio moral

Ex-diretor dos Direitos Humanos acusa Silvio Almeida de assédio moral

O sociólogo Leonardo Pinho, ex-diretor do Ministério dos Direitos Humanos e candidato à prefeitura de Valinhos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), denunciou ter sido alvo de assédio e ameaças por parte do ex-ministro de Lula, Silvio Almeida. As denúncias foram feitas em entrevista ao jornal Metrópoles.

Segundo Pinho, ele recebeu uma ligação com tom ameaçador no dia 15 de setembro, enquanto voltava para casa. A voz masculina do outro lado da linha teria dito: “Não vou aceitar. O complô vai ser desmantelado. Para de falar. O Silvio é sócio de grandes escritórios de advocacia. É sócio do Walfrido Warde.” A ligação ocorreu cerca de uma hora após virem à tona as primeiras acusações de assédio sexual contra Silvio Almeida.

Pinho também afirmou que decidiu pedir demissão do Ministério dos Direitos Humanos em 2023 após ter sido vítima de assédio moral por parte de Silvio Almeida. Ele descreveu as conversas no gabinete como tensas, com o então ministro gritando, xingando e batendo no próprio peito enquanto falava com ele.

Em outro episódio, ocorrido em outubro de 2023, Pinho relata que teria levado a Almeida queixas sobre a relação deteriorada entre o ministro e a então ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. “O ministro ficou descontrolado, transtornado, quando mencionei a Anielle. Me falou: ‘Você está insinuando o quê? Sou ministro de Estado, você é um merda’. Fiquei sem entender e tive medo de ele me agredir”, relatou Pinho.

Além disso, ele afirmou que Silvio Almeida teria pedido para que ele gravasse escondido reuniões com pessoas de outros ministérios e o ameaçou com exoneração caso ele não obedecesse.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

5 fev 2026

Ações preventivas ocorrem em vários bairros e buscam ampliar a sensação de segurança da população A Guarda Municipal de Americana

Polícia

5 fev 2026

Acidente aconteceu na Avenida São Paulo; vítima de 26 anos teve fratura no pé e moto ficou com perda total

Polícia

5 fev 2026

Um dos acusados no emblemático caso Araceli, que chocou o Brasil na década de 1970, foi encontrado morto nesta semana

Polícia

5 fev 2026

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana, deflagrou

Polícia

4 fev 2026

Caso levanta alerta sobre segurança viária e travessia de pedestres no Centro Uma mulher foi atropelada por uma motocicleta no

Polícia

4 fev 2026

Uma mulher de 35 anos foi presa em flagrante na noite desta terça-feira (3), em Americana, após agredir uma vizinha

Anunciar ou recomendar matéria