ESF do Jaguari orienta moradores do Vida Longa sobre higiene pessoal e prevenção de quedas

ESF do Jaguari orienta moradores do Vida Longa sobre higiene pessoal e prevenção de quedas

A Equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jaguari, em Americana, realizou, nesta quarta-feira (12), uma ação de promoção à saúde voltada aos moradores do Residencial Vida Longa. A iniciativa teve como foco a conscientização sobre a importância da higiene pessoal e a prevenção de quedas, visando estimular o autocuidado e a autoestima dos idosos.

A atividade contou com uma palestra ministrada pelo técnico de enfermagem Samuel Davi Flor Pereira, com o apoio das agentes comunitárias de saúde Cristiana Cavalcante Carrenho e Marielle Cristina Patarello. Os profissionais foram recepcionados e acompanhados pela assistente social do Residencial Vida Longa, Adelidia Gonçalves da Silva.

“A promoção de hábitos de higiene pessoal adequados, aliada a estratégias eficazes de prevenção de quedas, é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar dos idosos, contribuindo para sua qualidade de vida e autonomia”, destacou Samuel.

Durante a palestra, foram abordadas técnicas corretas para a realização do banho, destacando cuidados essenciais para garantir a higiene pessoal de forma segura, além de orientações para prevenir quedas dentro de casa.

Como uma das principais causas de lesões em idosos, a prevenção desses acidentes é fundamental para manter a autonomia e a qualidade de vida da população idosa.

“Nosso objetivo é levar informação e cuidados essenciais à população, especialmente aos idosos, que precisam de um olhar atento para questões como higiene e prevenção de quedas. Ações como essa reforçam o compromisso da nossa equipe em proporcionar um atendimento próximo e humanizado”, afirmou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

28 fev 2026

Departamento Regional de Saúde de Campinas registra cinco casos no ano; 11 ainda estão sob investigação e não há mortes

Saúde

27 fev 2026

O jovem Vinícius Brito, de 24 anos, voltou a apresentar movimentos nas pernas após receber tratamento com polilaminina. Ele compartilhou

Saúde

25 fev 2026

Um estudo conduzido pelo Instituto Wistar, nos Estados Unidos, trouxe resultados promissores no desenvolvimento de uma vacina experimental contra o

Saúde

25 fev 2026

A família da pequena Marina Ferreira Rocha, de 7 anos, que morreu após um acidente de quadriciclo em Teresina, tomou

Saúde

24 fev 2026

A pesquisadora Tatiana Sampaio afirmou que o medicamento experimental polilaminina deverá ser distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde após

Saúde

23 fev 2026

A norte-americana Ashley Warwick, de 37 anos, viralizou nas redes sociais após um erro em um procedimento estético com Botox

Anunciar ou recomendar matéria