Redação Jornal Americanense

GCM de Nova Odessa inicia projeto ‘Anjos da Escola’ 2025

A parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Odessa deu início ao calendário 2025 do Projeto “Anjos da Escola”, que atenderá mais de 3.000 alunos do Ensino Fundamental I — crianças com idades entre 6 e 10 anos. Com mais de uma década de atuação, o projeto foi idealizado e desenvolvido inteiramente pela própria GCM de Nova Odessa.

Na última quarta-feira (02), a equipe do “Anjos da Escola” realizou uma palestra sobre “Cidadania e Preservação do Patrimônio Público” para os alunos da EMEB Dante Gazzetta, localizada na região central da cidade. Esse tema será abordado em outras seis unidades ao longo de abril. A partir de maio, o foco das atividades será os riscos do uso de cerol em pipas.

Mais do que realizar rondas escolares e orientar o trânsito nos horários de entrada e saída, a GCM entra nas salas de aula para dialogar com os estudantes sobre temas fundamentais como cidadania, combate ao vandalismo, respeito ao patrimônio público e prevenção ao bullying.

Durante o ano, os agentes da GCM visitarão as 12 escolas da Rede Municipal que oferecem o Ensino Fundamental I. Nessas visitas, os alunos participam de atividades educativas que discutem, por exemplo, as consequências do uso do cerol, o impacto do vandalismo e a importância do comportamento cidadão.

O objetivo central do Projeto “Anjos da Escola” é aproximar a GCM dos ambientes escolares, criando uma referência positiva para as crianças e fortalecendo a cultura do respeito às leis e ao convívio social. Atualmente, cinco agentes estão designados para atuar no projeto: os GCMs Straiotto, Goulart, Heidi, Cândido e De Paula.

“A Guarda Civil Municipal, por meio de ações socioeducativas, atua preventivamente para garantir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Com presença ativa e palestras educativas, o programa fortalece a cidadania, promove vínculos comunitários e dissemina a cultura da paz”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.

Para Renata Ortiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal, o projeto tem um papel essencial na formação cidadã:

“As ações do Projeto ‘Anjos da Escola’ são fundamentais para formar estudantes conscientes e responsáveis. Ao abordar temas como cidadania e preservação do patrimônio público, estimulamos a compreensão de direitos e deveres, incentivando a participação ativa na comunidade e o cuidado com os espaços públicos.”

Ela completa:

“Discutir essas questões em sala de aula também desenvolve habilidades como empatia, trabalho em equipe e pensamento crítico. Dessa forma, estamos cultivando não apenas o conhecimento, mas também um futuro mais engajado, consciente e sustentável.”

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

17 abr 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está

Polícia

16 abr 2025

O corpo da pequena Ana Beatriz, uma recém-nascida desaparecida aos 15 dias de vida, foi encontrado pela polícia nesta terça-feira

Cidades

15 abr 2025

Em visita oficial a Piracicaba nesta terça-feira (15), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a

Polícia

15 abr 2025

Um adolescente de 14 anos foi identificado pela polícia como o chefe de uma rede criminosa nacional responsável por crimes

Polícia

15 abr 2025

Na tarde desta segunda-feira (14), policiais militares da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em

Polícia

14 abr 2025

Na manhã desta segunda-feira (14), um homem de 45 anos foi preso por importunação sexual dentro de um ônibus da

Anunciar ou recomendar matéria