Redação Jornal Americanense

Receita Federal: Criminosos aplicam novo golpe simulando e-mails oficiais do órgão

Receita Federal DCTFWeb passa por mudanças e traz novidades

A Receita Federal em São Paulo identificou uma nova estratégia utilizada por golpistas para se passar pela Instituição de forma mais convincente no mundo virtual: a utilização simulada de endereços de e-mail oficiais do Órgão.

A simulação do endereço é tão realista que respostas das vítimas às mensagens falsas foram recebidas no endereço oficial da Receita Federal.

Como funciona o golpe?
Criminosos enviam mensagens eletrônicas informando suposta “Pendência Fiscal”. A mensagem esconde o verdadeiro endereço do remetente, substituindo-o por um endereço de e-mail legítimo da Receita Federal. A técnica é conhecida como spoofing, termo que significa “fingir” ou “imitar” em inglês. Ela consiste na manipulação do cabeçalho do e-mail para convencer a vítima de que a mensagem foi enviada por uma pessoa ou entidade confiável.

No caso detectado nesta semana, o remetente da mensagem aparece como RECEITA e o endereço de e-mail vinculado a ele, como atendimentorfb.08@rfb.gov.br, um endereço real da Receita Federal em São Paulo.

Assim como em outros golpes, os criminosos utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, incluindo logotipos, cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à mensagem. Também destacam em vermelho termos como “pendência fiscal grave”, “sanções graves”, “imediatamente” e “regularizar agora” para induzir a vítima ao pânico e à tomada de decisão imediata.

O objetivo é que o contribuinte, acreditando estar diante de uma mensagem verídica, clique no botão para regularizar sua situação. Contudo, essa ação pode expô-lo a riscos diversos, como instalação de programas maliciosos em seu dispositivo e roubo de dados.

Por isso, fique atento às dicas:
🔹A Receita Federal não envia e-mails com links ou solicita direcionamento para páginas não oficiais;
🔹Os e-mails do atendimento da Receita Federal, como o atendimentorfb.08@rfb.gov.br, não são usados para envio de mensagens de cobrança, de alerta ou de orientação. Esses e-mails são usados apenas para responder demanda originariamente encaminhada pelo próprio contribuinte;
🔹Desconfie de mensagens suspeitas. Tom alarmante, erros de ortografia e de gramática e resposta a algum e-mail que você não enviou são alguns dos indícios de que a mensagem não é verídica;
🔹Não clique em links nem abra anexos;
🔹Caso tenha qualquer dúvida, acesse o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) para verificar sua situação por meio dos serviços online ou de um dos canais oficiais de atendimento.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

12 jun 2025

Na manhã desta quinta-feira, 12 de junho, a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana, vinculada à Delegacia Seccional

Polícia

11 jun 2025

Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na tarde desta terçaa-feira (10) após furtar uma caminhonete em Americana.

Polícia

11 jun 2025

Luis Ferraz, de 50 anos, foi morto a socos em Portugal após uma briga com o vizinho Vítor Pinto, motivada

Polícia

11 jun 2025

Na manhã desta quarta-feira (11), um acidente de trânsito envolvendo três veículos e duas motocicletas causou lentidão na rodovia SP-304,

Polícia

6 jun 2025

Um homem de 36 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (5), na região da Savassi, em Belo Horizonte (MG),

Polícia

5 jun 2025

Um homem de 36 anos morreu na noite desta quarta-feira (4), após cair sobre vagões de trem enquanto tentava fugir

Anunciar ou recomendar matéria