Americana registra queda nos casos de dengue, mas reforça ações de controle

Americana registra queda nos casos de dengue, mas reforça ações de controle

Americana tem registrado queda consistente nos casos e internações por dengue. Apesar da redução, o trabalho de combate ao Aedes aegypti segue intensificado, com visitas casa a casa e vistorias em pontos estratégicos. Desde o início do ano, estão sendo executadas ações preventivas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”.

Nesta terça-feira (17), três pacientes estavam internados no município, todos em hospitais particulares, em enfermarias, e não residentes em Americana. Não há óbitos em investigação. De acordo com boletim atualizado da Vigilância Epidemiológica, Americana soma 8.808 casos confirmados de dengue e 28 óbitos relacionados à doença em 2025.

De janeiro a maio, os agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) realizaram 63.080 visitas domiciliares de rotina. Paralelamente, um mutirão para retirada de criadouros percorreu toda a cidade, totalizando 53.175 visitas e a remoção de 9,2 toneladas de materiais com potencial para acumular água e servir de criadouro do mosquito transmissor.

“Avançamos muito com o envolvimento das equipes técnicas e o apoio da população. Essa redução nos casos é uma conquista coletiva, mas a vigilância não pode parar. O mosquito não escolhe estação, e a prevenção precisa ser permanente”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O combate ao vetor também foi reforçado com aplicação de inseticida. Foram utilizadas duas estratégias: a nebulização costal, de casa em casa, em 2.696 imóveis; e a nebulização veicular, que percorreu 984 quarteirões e beneficiou aproximadamente 45 mil imóveis.

“O trabalho de campo é diário, planejado e estratégico. Atuamos em várias frentes simultaneamente, com orientação, eliminação de focos, aplicação de inseticida e apoio às ações educativas. A resposta positiva que temos observado é resultado desse esforço conjunto”, destacou o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges.

As equipes também intensificaram a fiscalização em locais com maior risco de proliferação do Aedes. Foram 466 inspeções em Pontos Estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e comércios de reciclagem.

“Atuamos de forma coordenada, buscando sempre interromper o ciclo de vida do mosquito. Fiscalizamos locais de risco e monitoramos diariamente a evolução dos casos para que possamos agir com agilidade e eficácia”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Na área de educação em saúde, foram promovidas 33 atividades de conscientização em escolas, praças, feiras, igrejas e outras instituições. Nessas ocasiões, agentes distribuíram folhetos informativos e usaram maquetes e microscópios para mostrar as fases do mosquito, impactando cerca de 10 mil pessoas.

“Estamos em um momento de estabilidade, com queda expressiva nos casos e sem internações de moradores locais, o que demonstra que as ações surtiram efeito. No entanto, continuamos em alerta, monitorando diariamente os dados e mantendo as equipes mobilizadas”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.

Apesar do cenário mais controlado, a Secretaria de Saúde alerta que o enfrentamento à dengue deve ser contínuo. O médico infectologista Arnaldo Gouveia Junior ressalta que o pico de transmissão já passou, mas a prevenção deve seguir como prioridade.

“O pior momento da dengue ficou para trás, com o pico de transmissão ocorrendo até de forma antecipada neste ano. Agora, o foco da rede de saúde se volta a outros agravos sazonais, como as doenças respiratórias e a febre maculosa. Ainda assim, é fundamental que os cuidados com a dengue sejam mantidos durante todo o ano. O mosquito continua se reproduzindo em água parada, e evitar isso é uma atitude simples, mas que exige o compromisso de todos”, alertou o especialista.

Nos próximos dias, os agentes do PMCD atuarão nos bairros Parque Novo Mundo, Parque Universitário, Jardim Mirandola e Jardim Boer.

Todos contra a dengue

Além das ações operacionais, a campanha contra a dengue envolve mobilização social, uso de novas tecnologias e trabalho intersetorial. Um novo material, com cartilha e check-list, foi elaborado e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino, sendo utilizado com professores e alunos. Cerca de 200 mil folders educativos estão sendo entregues à população nas visitas domiciliares e ações informativas.

Americana também conta com um grupo condutor intersetorial, que elaborou um Plano de Contingência e um fluxograma para padronizar os atendimentos. Um sistema online com base em Inteligência Artificial (IA) auxilia o acompanhamento dos casos em tempo real.

Para reforçar a atuação, foram contratados 24 agentes de promoção de saúde por concurso público. Eles atuam no monitoramento de pacientes sintomáticos e em ações preventivas nas unidades de saúde, conforme o Plano de Contingência.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com testes rápidos para dengue, aplicados conforme critérios técnicos. A Prefeitura também adquiriu 80 novas poltronas reclináveis para soroterapia, distribuídas entre as UBSs e o Pronto Atendimento do Antônio Zanaga.

A vacinação contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – nas unidades da Praia Azul e São Vito, o horário vai até as 20h.

A campanha “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, além da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) e CPFL Paulista.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

30 jul 2025

A cidade de Americana ultrapassou a marca de 1,2 milhão de m² de asfalto novo aplicado nas ruas e avenidas

Saúde

29 jul 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e a UPA (Unidade

Saúde

29 jul 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu na sexta-feira (25) uma manifestação espontânea de agradecimento de um paciente

Cidades

29 jul 2025

O prefeito Chico Sardelli assinou, na manhã desta segunda-feira (28), a Carta Antirracista de São Paulo, firmando a adesão de

Cidades

28 jul 2025

A Prefeitura de Americana e a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos

Cidades

28 jul 2025

Os moradores de Americana devem se preparar para uma queda acentuada nas temperaturas a partir desta terça-feira (29). Após dias

Anunciar ou recomendar matéria