Americana inicia formação de mais 101 estudantes em ferramentas do Google for Education

Americana inicia formação de mais 101 estudantes em ferramentas do Google for Education

A Prefeitura de Americana lança, na próxima quarta-feira (25), a quarta edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google para os estudantes da rede municipal de ensino, em cerimônia para os jovens e seus familiares no Centro de Cultura e Lazer (CCL). Nesta edição, integram a formação 101 estudantes dos 8º anos de cinco escolas: CAIC Professor Sylvino Chinelatto e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, Prof. Milton Santos e Paulo Freire.

O programa prepara os estudantes para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar, sendo reconhecidos como “alunos tutores”. A iniciativa é parte do projeto de transformação digital implementado em 2021 pela rede municipal de Educação de Americana, em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education.

Após o curso, os “alunos tutores” estão aptos não apenas para aplicar essas tecnologias individualmente como para auxiliar professores e membros da comunidade escolar, tornando-se multiplicadores e facilitadores do uso dos recursos Google for Education.

“O prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi são entusiastas do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, que capacita os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e assumirem papel de protagonismo no desenvolvimento da cultura de inovação nas escolas”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O formato do curso é à distância, realizado em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), onde os participantes aprendem sobre as principais ferramentas do Google e ainda recebem preparação em assuntos de cidadania digital. Em outra etapa da formação acontecem os encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual, totalizando 57 horas de formação.

Além da condução das atividades pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, a iniciativa prevê a participação de um “mediador” – um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os estudantes na trilha formativa.

Já na fase final do programa, acontece a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar um professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica. Para receber o certificado, é necessário que o estudante comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.

O evento de lançamento, a partir das 19h, contará com a apresentação da proposta e das etapas do programa, além de um panorama geral sobre tecnologias educacionais e a importância de fomentar as competências digitais dos estudantes. Gestores e demais educadores da rede municipal de Educação também estão convidados.

Na edição anterior do Aluno Tutor no município, em 2024, outros 103 estudantes foram capacitados.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

6 fev 2026

Neste domingo, dia 8 de fevereiro, a partir das 15h, o Portal de Americana será palco da manifestação “Justiça pelo

Cidades

6 fev 2026

Com mais de 30 cursos confirmados, a FAM – Faculdade de Americana inicia, no próximo dia 9 de fevereiro, mais

Cidades

3 fev 2026

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foram abertas nesta segunda-feira (2)

Cidades

3 fev 2026

O novo período de inscrições para vagas em creche na rede municipal será aberto pela Prefeitura de Americana, por meio

Cidades

2 fev 2026

A semana em Americana (SP) será de tempo instável, com predominância de chuva, trovoadas e risco de temporais entre esta

Cidades

30 jan 2026

O Grupo Germânica inaugura quinta-feira (5) a nova concessionária BMW Piracicaba. E para celebrar a nova fase da marca na

Anunciar ou recomendar matéria