Prefeito de Florianópolis cria posto para conter chegada de desempregados à cidade e gera polêmica

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), anunciou a criação de um posto de controle na entrada da cidade para conter a chegada de pessoas desempregadas ou sem moradia. A medida, segundo ele, tem o objetivo de “garantir o controle de quem chega” à capital catarinense.

Em declarações divulgadas nesta quinta-feira (6), o prefeito afirmou que mais de 500 pessoas já foram impedidas de permanecer na cidade. “Se chegou sem emprego e local para morar, a gente dá a passagem de volta”, disse.

Ele ainda completou: “Não podemos impedir ninguém de tentar uma vida melhor em Florianópolis, mas precisamos manter a ordem e as regras. Quem aqui desembarca deve respeitar as nossas regras e a nossa cultura. Simples assim”.

A iniciativa, no entanto, gerou críticas de juristas e órgãos de defesa de direitos. A Defensoria Pública afirmou que a medida é inconstitucional, já que ninguém pode ser impedido de circular pelo território nacional por não ter emprego ou moradia.

A Prefeitura de Florianópolis afirmou: “Quando identificamos que essas pessoas chegam sem ter um contato de trabalho ou família, sem saber o que fazer e identificamos que foram enviadas a cidade por outros municípios, buscamos entender os motivos e enviamos de volta para a cidade de origem. 
É importante explicar que a assistência social sempre entra em contato com a cidade de origem e/ou familiares para dar o encaminhamento correto.”

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

14 jan 2026

Servidores municipais de Santa Bárbara d”Oeste denunciaram atrasos no pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e outros benefícios legais,

Política

13 jan 2026

O vereador Renan de Angelo (Podemos) aparece como o parlamentar com maior volume de gastos de gabinete ao longo de

Política

12 jan 2026

O secretário nacional Denis Andia anunciou a liberação de cerca de R$ 9 milhões em investimentos destinados a municípios da

Política

29 dez 2025

Em entrevista ao JA, Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana e ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, destacou a bagagem

Política

19 dez 2025

A Câmara Municipal de Americana devolverá um total de R$ 4.021.809,86 em recursos não utilizados ao longo de 2025 para

Política

18 dez 2025

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que não apoiará o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul,

Anunciar ou recomendar matéria