Mostra reúne produtores, artistas e estudiosos da arte no MAC Americana

Realizada pela primeira vez no interior do Estado de São Paulo, a mostra tem entrada gratuita e será aberta nesta quinta-feira, 13 de novembro, permanecendo em cartaz até janeiro, no Museu de Arte Contemporânea de Americana.

“A Era do Acesso irá forçar cada um de nós a fazer perguntas fundamentais sobre como queremos reestruturar nossos relacionamentos básicos. O acesso refere-se, afinal, a determinar os tipos, bem como os níveis de participação. Não é uma questão apenas de quem ganha acesso, mas de que tipos de experiências e mundos de engajamento vale a pena buscar e ter acesso. A resposta a essa pergunta irá determinar a natureza da sociedade que iremos criar para nós no século XXI”. – Jeremy Rifkin. A Era do Acesso, 2001, p.218.

Produtores, artistas e estudiosos da arte, de 5 estados e 8 cidades brasileiras, trazem suas propostas, projetos, processos de trabalho e reflexões para o espaço do Museu de Arte Contemporânea de Americana – depois de São Paulo, a primeira cidade a receber a mostra.

Sob o título Revisitando a Modernidade – Paisagens Obra Assinada, a mostra tem a finalidade de colocar em discussão o saber e o fazer arte e cultura com acesso aberto a todas indagações, que poderão ser acessados tanto pelo conteúdo exposto no MAC Americana quanto através dos diversos QR Codes com conteúdo vasto sobre a produção e processo de construção das obras nos atelieres com seus universos plurais: diversas técnicas, gêneros e iconografias.

Participantes: Olivio Guedes, Lucia Py, Luciana Mendonça, Leila Mirandola, Cristiane Ohassi, Heraclio Silva, Carmen Gebaile, Lucia Porto, Gersony Silva, Miriam Nigri Schreier.

A mostra faz parte do programa “Circuito Outubro Aberto 2025”. Os participantes abrem seus espaços e estendem o processo de trabalho, reflexão e prática. Aberto ao público, os espaços tornam-se territórios de trânsito, praças de troca de um necessário saber. As visitas são agendadas diretamente por e-mail de cada um dos participantes.

Mais informações, portfólios e e-mails dos participantes: https://procoaoutubroaberto.blogspot.com/

Realização: MAC Americana e EMAC – Entrepostos Mercado Arte Cultura
Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, ProCOa – Projeto Circuito Outubro Aberto, ProMOa – Programa Mercar Outubro Aberto e NACLA – Núcleo de Arte Contemporânea Latino Americana.

Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Americana – ProCOa Projeto Circuito Outubro Aberto e ProMoa Projeto Mercar Outubro Aberto.

Serviço:

Mostra: Revisitando a Modernidade – Paisagens Obra Assinada

Abertura: 13 de novembro 2025

Horário: 19h às 21h30

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h, até dia 30 de janeiro de 2026.

Encontros com participantes da Mostra sobre processos de trabalho:

27 de novembro – 11 de dezembro 2025 e 21 de janeiro 2026. Das 14h30 às 17h.

Entrada gratuita.

Local: MAC Americana – CCL, Av. Brasil, 1293. Jardim São Paulo, Americana SP.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

12 nov 2025

Começou nesta terça-feira (11) a montagem da estrutura para a primeira edição do festival de música gospel Celebra Americana, que

Cultura

11 nov 2025

Transformar Hortolândia em uma grande exposição de grafite a céu aberto. É com essa proposta que a Prefeitura realiza o

Cultura

10 nov 2025

A primeira edição do Festival de Literatura de Americana (FLIAM) atraiu cerca de 4 mil pessoas ao Centro de Americana

Cultura

7 nov 2025

O festival de música gospel Celebra Americana, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro no Centro de Cultura

Cultura

5 nov 2025

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe neste sábado (8), às 20h, o espetáculo de balé “No Mundo dos

Cultura

4 nov 2025

Nany People tem uma trajetória pessoal e artística marcada por desafios, enfrentados com humor. É para fazer o público rir

Anunciar ou recomendar matéria